Time Out São Paulo

Trabalho livre

Freelancers estimulam escritórios coletivos

Prazos apertados, politicagem de escritório e baias sufocantes: se ao ler essas palavras você fica tenso, então relaxe e solte a gravata. A maioria dos trabalhadores pode ainda estar presa ao velho escritório, mas novas formas de trabalho estão levando esse modelo à obsolescência, pelo menos para algumas pessoas.

Conheça o chamado "co-working": a oportunidade de alugar um espaço em um escritório coletivo. A ideia é uma salvação para freelancers, empresas pequenas e iniciantes, que podem ter dificuldade para arcar com os custos de um escritório tradicional.

"É uma ideia nova por aqui, e em qualquer outro lugar também", explica Fernanda Nudelman, que comanda o centro de escritórios Ponto de Contato desde 2008. Antes de se tornar uma empreendedora, a publicitária trabalhou em diversas agências até conseguir um trabalho que pudesse fazer de casa. Mas o que a princípio parecia um sonho virou um pesadelo: "Você fica isolado, com pouca infraestrutura", lembra. "E sem ninguém para trocar ideias. É preciso ter muita disciplina."

Espaço colaborativo
Fernanda abriu o primeiro Ponto de Contato em Pinheiros, e o negócio funcionou tão bem que, em outubro, ela abriu outra unidade dentro da Galeria Ouro Fino, na Rua Augusta. "É um espaço coletivo e colaborativo, em que todos têm projetos próprios, mas as ideias se cruzam às vezes", diz. "Quero formar uma rede: um advogado que precisa de um web designer, que precisa de um contador, que precisa de um arquiteto. Isso é o mais legal."

Cooperação, inovação e ideias que contribuem para um futuro sustentável são o centro da filosofia do The Hub, espaço de escritórios coletivos no centro, com cerca de 190 membros. O Hub começou em 2005 em Londres, e hoje tem espaços em 20 cidades de todo o mundo. "A diferença entre o Hub e outros escritórios colaborativos é que somos focados em empreendedores sociais. 

Oferecemos suporte, estrutura e contatos para pessoas que têm ideias para melhorar o mundo", explica a gerente operacional Bárbara Stutz. O Hub abriga atualmente projetos de uma ampla variedade de setores, com e sem fins lucrativos, incluindo a agência de turismo cultural Soul Sampa (soulsampa.com) e uma série de projetos interessantes ligados ao transporte – como o Pocket Car (pocketcar.org), um veículo ecológico, e o Green Mobility, que promove o uso da bicicleta em grandes cidades.

Para esquentar ainda mais o mercado, o novo JuntoSP, na Consolação perto da Avenida Paulista, é a mais recente opção de "co-working". Além disso, com uma pegada mais corporativa, a Regus tem um grande número de pacotes para quem deseja alugar escritórios mobiliados em prédios luxuosos e bem localizados. Entre os modelos da Regus, o escritório virtual é o que tem chamado mais atenção. "É um conceito muito forte, que tem atraído muitos interessados no Brasil, de freelancers a pequenas empresas", explica a diretora da empresa no Brasil, Janaína Nascimento.

Se a falta de estrutura em casa foi uma das razões para Fernanda Nudelman criar o Ponto de Contato, o escritório virtual da Regus torna mais fácil trabalhar em casa: uma recepcionista atende as ligações e as encaminha para o telefone do cliente. "Quem me liga nunca imaginaria que posso estar assistindo à Liga dos Campeões", diz o consultor Carlos Renato, rindo. "Não tenho uma divisão clara entre minha vida pessoal e profissional. No mundo globalizado, você não precisa necessariamente trabalhar no horário comercial", explica. Para ele, trabalhar em casa e sem horário fixo é o futuro. "Não é um modismo. Um de meus sócios, vice-presidente de uma das maiores instituições financeiras do mundo, trabalha em casa, em Maringá, e nunca ninguém nem desconfiou. Tem coisa melhor?" 

O Ponto de Contato fica na Galeria Ouro Fino, Rua Augusta, 2.690, 3º andar, Jardins (3509 2969/ ptodecontato.com.br)

The Hub fica na Rua Bela Cintra, 409, Consolação (11 3539 8574/ saopaulo.the-hub.net)

O JuntoSP fica na Rua Dona Antônia de Queirós, 504, Conj. 13, Consolação(  3159 8336/ juntosp.wordpress.com)

A Regus Brasil (0800 707 3487/regus.com.br) tem diversos endereços na cidade.

Escrito por Ricardo Cruz
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Carnaval de rua em SP

20 shows gratuitos no aniversário de SP

Novidades no Jamie´s Italian