Time Out São Paulo

Trabalho livre

Freelancers estimulam escritórios coletivos

Prazos apertados, politicagem de escritório e baias sufocantes: se ao ler essas palavras você fica tenso, então relaxe e solte a gravata. A maioria dos trabalhadores pode ainda estar presa ao velho escritório, mas novas formas de trabalho estão levando esse modelo à obsolescência, pelo menos para algumas pessoas.

Conheça o chamado "co-working": a oportunidade de alugar um espaço em um escritório coletivo. A ideia é uma salvação para freelancers, empresas pequenas e iniciantes, que podem ter dificuldade para arcar com os custos de um escritório tradicional.

"É uma ideia nova por aqui, e em qualquer outro lugar também", explica Fernanda Nudelman, que comanda o centro de escritórios Ponto de Contato desde 2008. Antes de se tornar uma empreendedora, a publicitária trabalhou em diversas agências até conseguir um trabalho que pudesse fazer de casa. Mas o que a princípio parecia um sonho virou um pesadelo: "Você fica isolado, com pouca infraestrutura", lembra. "E sem ninguém para trocar ideias. É preciso ter muita disciplina."

Espaço colaborativo
Fernanda abriu o primeiro Ponto de Contato em Pinheiros, e o negócio funcionou tão bem que, em outubro, ela abriu outra unidade dentro da Galeria Ouro Fino, na Rua Augusta. "É um espaço coletivo e colaborativo, em que todos têm projetos próprios, mas as ideias se cruzam às vezes", diz. "Quero formar uma rede: um advogado que precisa de um web designer, que precisa de um contador, que precisa de um arquiteto. Isso é o mais legal."

Cooperação, inovação e ideias que contribuem para um futuro sustentável são o centro da filosofia do The Hub, espaço de escritórios coletivos no centro, com cerca de 190 membros. O Hub começou em 2005 em Londres, e hoje tem espaços em 20 cidades de todo o mundo. "A diferença entre o Hub e outros escritórios colaborativos é que somos focados em empreendedores sociais. 

Oferecemos suporte, estrutura e contatos para pessoas que têm ideias para melhorar o mundo", explica a gerente operacional Bárbara Stutz. O Hub abriga atualmente projetos de uma ampla variedade de setores, com e sem fins lucrativos, incluindo a agência de turismo cultural Soul Sampa (soulsampa.com) e uma série de projetos interessantes ligados ao transporte – como o Pocket Car (pocketcar.org), um veículo ecológico, e o Green Mobility, que promove o uso da bicicleta em grandes cidades.

Para esquentar ainda mais o mercado, o novo JuntoSP, na Consolação perto da Avenida Paulista, é a mais recente opção de "co-working". Além disso, com uma pegada mais corporativa, a Regus tem um grande número de pacotes para quem deseja alugar escritórios mobiliados em prédios luxuosos e bem localizados. Entre os modelos da Regus, o escritório virtual é o que tem chamado mais atenção. "É um conceito muito forte, que tem atraído muitos interessados no Brasil, de freelancers a pequenas empresas", explica a diretora da empresa no Brasil, Janaína Nascimento.

Se a falta de estrutura em casa foi uma das razões para Fernanda Nudelman criar o Ponto de Contato, o escritório virtual da Regus torna mais fácil trabalhar em casa: uma recepcionista atende as ligações e as encaminha para o telefone do cliente. "Quem me liga nunca imaginaria que posso estar assistindo à Liga dos Campeões", diz o consultor Carlos Renato, rindo. "Não tenho uma divisão clara entre minha vida pessoal e profissional. No mundo globalizado, você não precisa necessariamente trabalhar no horário comercial", explica. Para ele, trabalhar em casa e sem horário fixo é o futuro. "Não é um modismo. Um de meus sócios, vice-presidente de uma das maiores instituições financeiras do mundo, trabalha em casa, em Maringá, e nunca ninguém nem desconfiou. Tem coisa melhor?" 

O Ponto de Contato fica na Galeria Ouro Fino, Rua Augusta, 2.690, 3º andar, Jardins (3509 2969/ ptodecontato.com.br)

The Hub fica na Rua Bela Cintra, 409, Consolação (11 3539 8574/ saopaulo.the-hub.net)

O JuntoSP fica na Rua Dona Antônia de Queirós, 504, Conj. 13, Consolação(  3159 8336/ juntosp.wordpress.com)

A Regus Brasil (0800 707 3487/regus.com.br) tem diversos endereços na cidade.

Escrito por Ricardo Cruz
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Os filmes da semana – 01/12/2016

Ceia de Natal da Casa Santa Luzia

Rodízio de brigadeiro