Time Out São Paulo

Transporte Sustentável

Existem maneiras sustentáveis de se locomover no meio do caos urbano

Com mais de 7 milhões de carros passando pelas ruas da cidade todos os dias e um sistema de transporte público crescente – ainda que inadequado - , dar uma volta limpa e energeticamente eficiente por São Paulo pode parecer uma ideia fútil. Mas não se desespere, nós encontramos cinco meios para fazer um tour pela cidade e ainda minimizar suas pegadas de carbono e os gastos.

Zazcar
Com preços baixos, na faixa dos R$3 por hora durante as madrugadas, a Zazcar pretende preencher o vácuo deixado pelo metrô com um service que fornece carros de hora em hora. Os modelos de veículo vão do pequenino Smart aos espaçosos sedãs de 4 portas e o embarque é possível em 13 pontos da cidade. (11 5546 4606, zazcar.com.br)
 
Entregadores em bicicletas
Em uma cidade imersa em trânstito, legiões de motoboys circulam entre as faixas e carros para cumprir suas entregas. Mas há alternativas verdes a esse serviço: a Carbono Zero (4113 3055, carbonozero.com.br) e a Rotação Máxima (11 5081 7763)  oferecem serviços de entrega limpos por toda a cidade.
 
Campus Brasil – tour pelo centro de São Paulo
Essa equipe de especialistas em turismo e educadores coordena passeios a pé que duram 3 horas pelo centro de São Paulo uma vez por semana. O tour em inglês só tem uma exigência: muita disposição para gastar os sapatos. Rua Alves Guimarães 184, Jardim Paulista (11 2679 0555, campusbrasil.org).

Parada Vital
Nessa cidade onde os carros dominam, ninguém sonha que a mudança de pensamento da população vá acontecer de uma hora para a outra. Mas o Instituto Parada Vital acredita que isso é possível e oferece aluguel de bicicletas e bicicletários (onde é possível estacionar as magrelas). Ismael Caetano criou o projeto em 2007, depois de conversar com o secretário de Meio Ambiente, Eduardo Jorge, sobre os efeitos dos carros no aquecimento global e na saúde da população. O projeto já tem mais de 10 000 usuários  mensais graças a uma parceria com o Metrô, que colabora com bicicletários em 24 estações. (11 3661 0332, paradavital.org.br).

Escrito por Time Out São Paulo editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Os filmes da semana – 01/12/2016

Ceia de Natal da Casa Santa Luzia

Rodízio de brigadeiro