Time Out São Paulo

Escola para aprender a sambar

O que você precisa fazer para acompanhar a competição das principais escolas de samba da cidade  

É preciso suor e lágrimas, mas também doses de diversão e entusiasmo, para criar o espetáculo maravilhoso que é o Carnaval no Sambódromo. E ainda tem as festas de rua, animadas pelos ensaios das escolas por toda a cidade, nos dias que antecedem a folia oficial. Os eventos são uma oportunidade para os componentes aprenderem o samba-enredo de 2012, para a bateria acertar o compasso, os foliões se aquecerem e os bairros começarem a celebrar. Uma boa dica: a Vai-Vai, com fácil acesso no Bixiga, perto da Avenida 9 de Julho, é uma excelente opção para quem ainda está indeciso e curioso.
 
O elementar Não deixe o termo 'ensaio' confundir você. Um ensaio de escola de samba é tanto uma festa como uma oportunidade para a escola afinar o samba-enredo e apertar o passo. Todo mundo é bem-vindo – envolva-se se você conhecer alguns passos de samba, ou apenas curta a festa. Os eventos podem ser lotados, melhor deixar os objetos de valor em casa.
 
Se guie pelos ensaios da 14 escolas:
 

X-9 Paulistana

Avenida Luís Dummont Vilares, 324, Vila Guilherme, 2959 3377, x9paulistana.com.br

Com as cores verde, vermelho e branco, a X-9 Paulistana foi campeã do Grupo Especial apenas duas vezes em 36 anos.

Programe-se para o ensaio


 Vai-Vai

Rua São Vicente, 127, Bela Vista, 3105 8725, vaivai.com.br

Com um espaço de ensaio praticamente todo ao ar livre, espremido entre os edifícios do Bixiga, a Vai-Vai, de 82 anos, é considerada a escola de samba mais conhecida da cidade.

Programe-se


 Acadêmicos do Tucuruvi

Avenida Mazzei, 722, Tucuruvi, 2204 7342, academicosdotucuruvi.com.br

A vice-campeã Acadêmicos do Tucuruvi surpreendeu com uma homenagem emocionada e exuberante aos trabalhadores que migraram do Nordeste para São Paulo.

Programe-se


 Unidos de Vila Maria

Rua Cabo João Monteiro da Rocha, 447, Vila Maria, 2981 3154, unidosdevilamaria.com.br

Os representantes da Vila Maria perderam por pouco o segundo lugar para os vizinhos do Tucuruvi, também da Zona Norte, com um enredo sobre a Amazônia que contou com uma maquete do Teatro de Manaus.

Programe-se


Mancha Verde

Avenida Abrão Ribeiro 503, Barra Funda, 9872 4832, manchaverde.com.br

Com um grupo de torcedores radicais e barulhentos, a escola de samba oficial do time de futebol Palmeiras é uma das mais novas da cidade – competindo desde 1996.

Programe-se


Gaviões da Fiel

Rua Cristina Tomaz, 183, Bom Retiro, 3221 2066, gavioes.com.br

A Gaviões da Fiel desfilou em 2011 com o enredo sobre Dubai. Este ano, a escola do Timão espera conseguir o primeiro lugar com uma homenagem ao ex-presidente Lula.

Programe-se


 Águia de Ouro

Avenida Presidente Castelo Branco, 7.683, Barra Funda, 3872 8262, aguiadeouro.com.br

Sediada nas Perdizes, a Água de Ouro ainda não venceu o Grupo Especial, mas deu um gás no ano passado – a companhia de gás da cidade, aliás, patrocina a escola. Este ano, ela fala sobre a Tropicália, movimento musical do fim dos anos 1960 no Brasil.

Programe-se


Mocidade Alegre

Avenida Casa Verde, 3.498, Limão, 3857 7525, mocidadealegre.com.br

‘Carrossel de Ilusões’ levou a escola favorita da Zona Norte apenas ao sétimo lugar no ano passado, mas, com o enredo deste ano – centrado no deus do Candomblé Xangô –, a Mocidade espera recuperar o título perdido em 2009.

Programe-se


 Rosas de Ouro

Rua Coronel Euclides Machado, 1.066, Limão, 3931 4555, sociedaderosasdeouro.com.br

Conquistando a multidão em 2011 com seu enredo sobre chocolate, digno de uma campeã, a Rosas – que começou como protegida da potência carioca Mangueira – pretende vencer com um enredo sobre a Hungria. A escola não pode ser acusada de não ser original.

Programe-se


Tom Maior

Rua Sérgio Tomás, 622, Bom Retiro, 3494 9040, grestommaior.com.br

Fundada em 1973 por dissidentes da pequena escola de samba Camisa Verde e Branco, o mais perto que a Tom Maior chegou de ser campeã foi o quinto lugar obtido em 2008. O ex-presidente Lula foi o enredo do ano passado, e, em 2012, a escola vai falar sobre o tema ‘Paz na Terra’.

Programe-se


Pérola Negra

Rua Girassol 51, Vila Madalena, 3031 9349, gresperolanegra.com.br

Representando a comunidade da Vila Madalena, a Pérola Negra entrou e saiu do Grupo Especial seis vezes, sempre ficando nas últimas colocações entre as principais escolas. A praia do Litoral paulista Itanhaém é o assunto do enredo deste ano.

Programe-se


Império de Casa Verde

Avenida Engenheiro Caetano Álvares, 2.042, Casa Verde, 3965 4319, imperiodecasaverde.com.br

Fundada há 18 anos, em 1994, a Império já foi campeã duas vezes em sua curta vida como escola de samba. Localizada bem perto do Sambódromo, ela conseguiu sobreviver no ano passado com um espetáculo de samba e cerveja, inclusive, patrocinado por uma grande cervejaria.

Programe-se


Dragões da Real

Avenida Embaixador Macedo Soares, 1.018, Lapa, 3831 4002, escoladesambadragoes.com.br

Essa escola de 11 anos de idade faz sua primeira participação no Grupo Especial, após animar os foliões com um enredo sobre contos de fada e histórias infantis. A Dragões pretende continuar sendo delicada este ano, com um enredo em homenagem às mães. 

Programe-se


Camisa Verde e Branco

 Rua James Holland, 663, Santa Cecília, 3392 4982, camisaverde.net

 A escola sediada na Barra Funda está em uma montanha-russa desde 2002, quando chegou ao auge com o vice-campeonato no Grupo Especial. O tema do ano passado foi a Avenida Paulista. Este ano? É só amor, baby.

Programe-se


Leia mais sobre o Carnaval de São Paulo

Escrito por Time Out São Paulo editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Os filmes da semana – 01/12/2016

Ceia de Natal da Casa Santa Luzia

Rodízio de brigadeiro