Cerveja e literatura

Mais do que um festival de literatura, o evento reúne música, festas e livros em seis dias

Divulgação
'A Branca de Neve' de J. Borges ilustra o livro que será lançado no Instituto Goethe


Pensar em um evento literário fora de Paraty, onde acontece a Flip (Festa Internacional de Literatura), pode ser sinônimo de uma noite tediosa em que se consome prosseco em tacinhas de plástico e se espera pacientemente na fila pelo o autógrafo do autor. Se o nome escolhido para a Balada Literária se propõe a seguir sua tendência de batismo, eis uma programação curiosa. “Preciso de uma festa literária onde não falte cerveja” foi a frase propulsora do criador e curador da festa Marcelino Freire, hoje já em sua sétima edição.

O evento gratuito, com duração de seis dias, de 28/11 a 2/12 e em 5/12, pretende dar uma injeção de diversão com programas culturais que vão desde shows musicais ao vivo a palestras com roteiristas, tudo permeado com uma série de festas. “Para mim, a literatura tem de estar acompanhada de provolone, batata frita e uma boa conversa”, reforça o curador.

Freire tem ao seu lado o apoio de Samuel Seibil, dono da Livraria da Vila e parceiro do projeto desde o início. “A Balada Literária é a somatória de livros, autores, público, cerveja, discussão, sonhos e realizações. Isso é literatura pura”, afirma Seibil. É ali onde estarão concentrados os destaques da programação, assim como em outras seis localizações pela cidade, entre elas, o Instituto Göethe, o Espaço Plínio Marcos – uma tenda literária que funciona todos os sábados na Praça Benedicto Calixto –, e o b_arco, um pequeno centro cultural no interior da Galeria Virgílio, em Pinheiros.

Estão escalados para o festival mais de 100 artistas, como um bate-papo entre o autor Lourenço Mutarelli, o diretor Luiz Fernando Carvalho e o ator Selton Mello, na Livraria da Vila (R. Fradique Coutinho, 915, Pinheiros, 3814-5811. livrariadavila.com.br). No dia 29/11, às 14h30, eles falarão sobre o livro Lavoura Arcaica, de Raduan Nassar, e de sua adaptação para o cinema, dirigida por Luiz Fernando e estrelada por Selton Melo.

Nassar, aliás, será o homenageado do ano. Além de Lavoura Arcaica, ele é autor também de Um Copo de Cólera e Menina a Caminho, mas abandonou a literatura há mais de 20 anos – aos 77, vive em Buri, no interior de São Paulo, onde cuida de sua fazenda. Apesar da reclusão, Nassar aceitou receber a homenagem, mas não estará presente na celebração. “A Balada de 2012 pode ser definida como invisível. Para mim, não importa se ele vai ou não, Raduan influenciou muita gente com suas obras. E precisamos homenagear autores vivos”, afirma Freire.

No dia 30/11, o tema da conversa no mesmo local será a literatura criada dentro dos presídios. Os escritores paulistanos Fernando Bonassi e Luiz Alberto Mendes – autor do livro Memórias de Um Sobrevivente, escrito na penitenciária onde cumpria pena por homicídio, assalto a mão armada e outros crimes – debatem o tema com o argentino Camilo Blajaquis (30/11, 16h30).

No Instituto Göethe (R. Lisboa, 974, Pinheiros, 3296-7000. 30/11, 19h. goethe.de/saopaulo), o bicentenário dos Irmãos Grimm estará em pauta. Personagens como o Gato de Botas e a Branca de Neve são os protagonistas da coletânea Contos Maravilhosos Infantis e Domésticos (Ed. Cosac Naify), com ilustrações de J. Borges em estilo de literatura de cordel. Após o lançamento, um DJ tem a missão de transformar o ambiente em balada a partir das 22h.

Quem faz o show no dia 2/12, é a cantora portuguesa de fado Lula Pena (Sesc Pinheiros. R. Paes Leme, 195, 3095-9400. 19h. sesc.org.br). O gênero, marcado por uma carga dramática portuguesa, tem como característica um tanto de melancolia – um ingrediente que combina bem com fim de festa.

Mas se você ainda quer mais, no dia 5/12, aproveite a 'Ressaca Literária'. Marcelino Freire e Gilberto F. Martins se encontram com o escritor Milton Hatoum para um bate-papo às 19h30, no Centro Cultural b_arco (R. Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 426, Pinheiros, 3081-6986. barco.art.br).

Balada Literária 28/11-2/12 e 5/12.
Confira a programação completa em 
baladaliteraria.zip.net

 

Escrito por Cecília Gianesi
 

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus
 

© 2011 - 2016 Time Out Group Ltd. All rights reserved. All material on this site is © Time Out.