Se a sua ideia de um carnaval divertido em São Paulo não é a megalomania dos desfiles das escolas de samba, então as ruas da cidade podem ser o lugar certo para você. Diferentemente do Rio de Janeiro, onde blocos clássicos como a Banda de Ipanema e o o Cordão do Bola Preta levam milhões de pessoas, literalmente, às estreitas ruas da zona sul e do Centro da cidade, em São Paulo os blocos encontram-se hoje em sua melhor fase, com um número de participantes que cresce ano após ano, mas que passa longe da saturação que a folia carioca atingiu.
O mais antigo bloco carnavalesco paulistano, o Bloco dos Esfarrapados, reúne todo tipo de gente no coração do Bexiga desde 1947, partindo da R. Conselheiro Carrão sempre na segunda-feira de Carnaval (16/2, neste ano). Também percorrem o Bexiga – um dos berços do samba tipicamente paulistano – os blocos UMES Caras Pintadas, promovido pela União Municipal dos Estudantes Secundaristas de São Paulo, e a Banda do Candinho, que tem 32 anos de história.
![]() |
Tarado Ni Você |
Outro cordão tradicional e bastante divertido é a Banda Redonda, que parte na segunda-feira anterior ao Carnaval (9/2, 18h) da esquina da R. da Consolação com a R. Teodoro Baima, bem em frente à Igreja da Consolação. Famoso por seu público GLBT, este bloco é um verdadeiro delírio visual, com drag queens e muita gente – rapazes, em sua maioria – vestindo fantasias. O itinerário é um passeio pelo Centro Velho, passando por pontos como o Vale do Anhangabaú, Teatro Municipal e a célebre esquina da Avenida Ipiranga e São João, terminando na Praça da República.
![]() |
Acadêmicos do Baixo Augusta |
Já nos dias 13/2 às 19h30 (embaixo do Viaduto do Chá) e 15/2, às 14h30 (na R. Lopes de Oliveira, 342, Barra Funda), acontecem o desfile de um dos blocos mais bonitos do Carnaval paulistano, o Ilú Obá de Min, totalmente formado por mulheres e dedicado às raízes africanas presentes no nosso Carnaval. Vestidas em belos trajes coloridos, cerca de 100 percussionistas entoam ritmos e cantos de países africanos.
Mas nem só de tradição vivem os blocos de São Paulo. Novatos como o Acadêmicos do Baixo Augusta, o Santo Forte de Rua, o Pilantrági (inspirado na festa de mesmo nome que acontece no bar Bebo Sim) e o Tarado Ni Você (este emsua primeira edição e totalmente dedicado à obra de Caetano Veloso) atraem um público jovem e descolado às ruas da cidade.
Vale lembrar que, no caso dos blocos que passam pelas ruas do Centro e do Bexiga durante a noite, pode ser uma boa ideia pegar um táxi para ir embora (em algumas regiões centrais não é tão seguro andar após as 22h). Já para as folias diurnas, um kit básico com protetor solar, chapéu ou boné, além de muita água, é essencial.
AGENDA DA FOLIA
Escolha o seu bloco e o dia para se esbaldar pelas ruas da cidade
07/02 – Sábado
Bangalafumenga e Sargento Pimenta
Avenida Paulo VI (continuação da Avenida Sumaré – Sumaré), 10h
Barracão Da Folia
Rua Diana, entre a Rua Venâncio Aires e Turiassú, Pompeia. 11h
Classe A
Rua Souza Lima, 295, Barra Funda, 12h
Bloco A Ema Gemeu De Canto A Canto
Av. Brigaderio Faria Lima, 364, 13h30
Bloco Da Ressaca
Largo do Cambuci, 14h
Bloco Baixo Higienópolis
Rua Lopes Chaves, 268, 14h
Bloco Turma Do Funil
Av. Onze de Julho, Vila Mariana, 14h
CIGA-NOS
Rua João Guimarães Rosa, praça Roosevelt, s/nº, Centro, 16h
NU'INTERESSA
R. Filinto de Almeida, 50, Bar O pasquim, Vila Madalena, 13h
Bloco Soviético
Rua Haddock Lobo, 74, 16h
08/02 – Domingo
Cordão Carnavalesco Confraria Do Pasmado
Av. Brigadeiro Faria Lima, 64, 13h
Quizomba
Av. Paulo VI, Sumaré, 14h
Acadêmicos Do Baixa Augusta
R. Augusta com Dona Antonia de Queiroz , Consolação, 14h
Dia 10/02 - Terça-Feira
Bloco Umes Caras Pintadas
Praça Dom Orione, Rua 13 de Maio, Bela Vista, 17h
11/02 – Quarta-feira
Banda Do Candinho
R, Santo Antônio, esquina com a R. 13 de Maio, 18h
14/02 – Sábado
Tarado Ni Você
Av. Ipiranga com São João, 14h
15/02 - Domingo
Bloco Bastardo
R. Galeno de Almeida, 17h
Saia De Chita
R. Tucuna, 1150, Perdizes, 14h
16/02 - Segunda-feira
Bloco Bastardo
R. Galeno de Almeida, 17h
17/02 - Terça-feira
Bloco Bastardo
R. Galeno de Almeida, 17h
Bloco Do Chiquinho Fundado
Rua Sapupira, 117, 18h