Arquitetura eco

 Prédios ecológicos e arquitetura verde na selva urbana

Leonardo Finotti / Divulgação

Estação USP Leste Para receber a certificação do US Green Building Council, a CPTM (empresa que administra os trens metropolitanos de São Paulo) está fazendo melhorias na estação de três anos de idade, com luzes inteligentes e itens de banheiro que economizam água. (cptm.sp.gov.br).

Matilha Cultural O centro cultural de três andares, construído com materiais de demolição, recebe a feira ecológica Setembro Verde e plantou cerca de 400 árvores no Centro (Rua Rêgo Freitas 542, Centro, 3256 2636, matilhacultural.com.br).

Espaço Brasileiro de Arquitetura Esta firma de arquitetura com sede em São Paulo já desenhou casas e instituições ecológicas, como a Biblioteca Nacional do México, com materiais reciclados e tecidos ecológicos.

Villa Ambiental Um playground educativo e ecológico para crianças, localizado em um dos maiores parques da cidade, o Villa Ambiental tem bancos feitos de material reciclado e usa a água da chuva para molhar as plantas (Parque Villa-Lobos, Alto de Pinheiros, 3023 0316, criancaecologica.sp.gov.br).

Eco House Um telhado coberto de grama e uma pista de dança que redireciona a energia dos baladeiros para as lâmpadas fazem desta a "primeira boate sustentável da América Latina", dando um novo significado à palavra "viagem". (Rua Amaro Cavalheiro 158, Pinheiros, 3846 7112, ecohouseeventos.com.br).

Triptyque Os designers franco-brasileiros do Triptyque (triptyque.com) criaram um belo exemplo de telhado verde para o prédio da loja Farm (Rua Harmonia 57, Vila Madalena, 2924 7660, farmrio.com.br). O revestimento de cimento poroso permite que 5 mil plantas cresçam pelas paredes externas, irrigadas pela água da chuva que cai do teto. A ideia do Triptyque é que os prédios, assim como seus arredores, devem respirar, envelhecer e se regenerar.

Escrito por Editores da Time Out São Paulo
 

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus
 

© 2011 - 2016 Time Out Group Ltd. All rights reserved. All material on this site is © Time Out.