SP in focus

A jovem fotógrafa americana que divide seu tempo entre Nova York e a capital paulista dá início à nova série de ensaios fotográficos


Uma visita de duas semanas, em 2011, foi suficiente para convencer a fotógrafa norte-americana Alexandra Henry de que esta era uma cidade que poderia inspirá-la. “Já havia estado no Brasil antes, mas nunca em São Paulo”, diz ela, que em seguida retornou para uma temporada de seis meses.

“Ficava adiando porque achava que não teria tempo suficiente para conhecer a cidade. E estava certa. Levei quase dois anos para começar a entender essa impressionante megalópole”, comenta a artista, que já fotografou lugares como Istambul, Barcelona e Cidade do México.

Com referências de fotógrafos como Andreas Gursky, Michael Wolf e Candida Höffer, Henry foca nas paisagens urbanas. Seu olhar franco e fresco mostra a cidade em sua beleza e feiúra. Nas imagens, há sempre linhas retas e ilhas de cor por entre faixas geométricas de cinza. Há uma coragem e uma incoerência na São Paulo vista pelos olhos dela; e, no constante conflito entre as escalas humana e urbana que ela retrata, a sugestão inequívoca de vidas difíceis, ganhadas a duras penas em um ambiente, às vezes, hostil.

Henry atualmente documenta a vida de duas grafiteiras, uma em Nova York e outra em São Paulo. De maio a julho, será correspondente no Instagram para a galeria A Casa Branca, enviando imagens de Nova York para serem projetadas em tempo real no espaço em Perdizes.


Escrito por Claire Rigby
 

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus
 

© 2011 - 2016 Time Out Group Ltd. All rights reserved. All material on this site is © Time Out.