Time Out São Paulo

Dia das Crianças

Conheça algumas atrações para curtir a data na cidade

Não queremos usar aquele clichê de que todo o dia é dia delas, mas a gente sabe que é verdade. Entre levar e buscar na escola e nas atividades extracurriculares, preparar almoço e jantar, fazer com que elas escovem os dentes e tomem banho, as crianças exigem que esse clichê se aplique sete dias por semana.

E, como os pais e mães também tem um dia para chamarem de seus todos os anos, os pequenos merecem a mesma gentileza, não? Para ajudar os adultos a tornarem o 12 de outubro mais divertido para eles, listamos alguns eventos que acontecerão pela cidade.

No MIS a comemoração começa no sábado (11/10). O Projeto MiniClube Phenomena vai dar a chance da criançada conhecer alguns filmes que nunca saem de moda: E.T. - O Extraterrestre; Meu Amigo Totoro; e Alice no País das Maravilhas. As exibições acontecem a partir das 15h, e o ingresso é um brinquedo novo ou usado, que será doado para uma instituição de caridade. No domingo acontece a edição de outubro da Maratona Infantil, e que desta vez terá o espetáculo Circo do Seu Lé, da cia Furunfunfum. 

Claro que por lá também há a exposição do Castelo-Rá-Tim-Bum, se você estiver disposto a encarar a fila (haja coragem!).

Já no Itaú Cultural fecha a rua no trecho da esquina do instituto (Avenida Paulista) com a Rua Leôncio de Carvalho até a Alameda Santos para uma grande comemoração ao Dia das Crianças, intitulada "Se Essa Rua Fosse Nossa", a programação traz a orquestra Grande Companhia Brasileira de Mystérios e Novidades (orquestra de pernas de pau), show infantil da cantora Badi Assad e a contação de histórias musicada da Trupe Pé de Histórias. Em paralelo, na área interna do instituto, nos dias 11 e 12 de outubro (sábado e domingo) a programação "Fim de Semana em Família" traz brincadeiras da turma do Batucantante, seguida da peça "O Jardineiro da Lua", além dos já tradicionais Cantinho da Leitura e Feirinha de Troca de livros, HQs, Gibis, DVDs e CDs.

No Espaço de Leitura (Pq. da Água Branca Rua Ministro Godói, 180, Perdizes. 2588-5918 ), a comemoração é dupla, já que além do Dia das Crianças, a casa celebra também o Dia Nacional da Leitura. Durante todo o final de semana, terão atividades como oficinas e gincanas, além de contação de histórias e distribuição de livros para a criançada. Para maiores detalhes sobre a programação, acesse o Facebook do Espaço de Leitura.

Entre atividades em museus da cidade, destaque para o Museu de Arte Sacra, que traz a “Oficina Pequenos Arquitetos” (12/10), direcionada à confecção de diversas possibilidades de construções arquitetônicas tridimensionais por meio das formas geométricas, incentivando a criança a um processo criativo e lúdico após conhecer o processo de construção do Mosteiro da Luz, edifício feito em taipa de pilão, onde está instalado o Museu de Arte Sacra.

Já no Museu Afro Brasil, a criançada pode conferir a oficina “ateliê aberto”, que acontece às 14h, também no domingo (12/10). Lá, os educadores conduzem experiências artísticas que têm como principal objetivo propiciar aos visitantes o contato com linguagens, técnicas e materiais diversos. Tudo isso num clima gostoso, de brincadeira e experimentação em pleno Parque do Ibirapuera.

Na Pinacoteca – a partir das 11h do dia 12 de outubro – haverá atividades lúdico-educativas como visitas, jogos e espetáculos de dança que incentivam a convivência entre os visitantes e desenvolvem novas maneiras de olhar e entender as obras de arte da Pinacoteca. As atividades são gratuitas e acontecem no auditório e 2º andar do museu.

O Catavento receberá, também no domingo (12/10), o trio de físicos do Ciência em Show, que apresenta um espetáculo que promete transformar a ciência em um assunto empolgante e despertar o interesse do público infantil pelo assunto. O carismático trio de físicos – formado pelos professores Wilson, Daniel e Gerson – traz muitas surpresas e bom humor, mesclando divertimento e conhecimento na medida certa. Durante as apresentações, as crianças vão presenciar fantásticos experimentos de ciências como a superespuma, o nitrogênio líquido e várias outras atrações.

A Casa das Rosas (Avenida Paulista, 37 , Bela Vista. 3285-6986) entra na brincadeira, com um projeto de jogos verbais e corporais voltado para crianças de 4 a 10 anos: o chamado "BrincadeRia˜, que começa às 11h. Além disso, o espetáculo Histórias de Amar, que apresenta três narrativas sobre o amor, apresenta canções populares com música ao vivo, que prometem conquistar crianças de todas as idades. (12/10, 15h).

No Auditório Ibirapuera - Oscar Niemeyer, a comemoração fica por conta da Orquestra Experimental de Repertório, que apresenta o espetáculo Pedro e o Lobo no sábado, às 17h. No domingo, também às 17h, a orquestra ganha a companhia - muito especial - de Toquinho, que interpretará com ela alguns de seus maiores sucessos. Antes do encontro, porém, outra apresentação por lá é imperdívei: a partir das 10h, haverá a exibição do Peppa Pig Ao Vivo, na áera da plateia externa. Com músicas, cenário multimídia e personagens de tamanho real, a peça é baseada no programa de TV sobre a famosa (e muito querida pela criançada) porquinha.

E se depois de todas essas atividades a criançada começar a reclamar que está com fome, uma das pioneiras e melhores feiras gastronômicas da cidade, O Mercado, traz no domingo (12/10) uma edição especial para o Dia das Crianças: é a Edição Molecada. O evento no Mercado de Pinheiros contará com 23 participantes. Além das mais variadas comidinhas para a garotada, os pais podem aproveitar também barracas de bebidas, como a dos Los Mendozitos, primeiro wine bar itinerante do Brasil.

São muitas atividades para apenas um final de semana, a gente sabe. Mas escolha uma ou algumas e torne o dia das crianças ainda mais divertido e diferente para elas. E, depois de um dia cheio e agitado, colocá-las para dormir vai ser uma tarefa bem fácil. 

Escrito por Cecília Gianesi
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Os filmes da semana – 01/12/2016

Ceia de Natal da Casa Santa Luzia

Rodízio de brigadeiro