Time Out São Paulo

Dia das Crianças

Conheça algumas atrações para curtir a data na cidade.

Não queremos usar aquele clichê de que todo o dia é dia delas, mas a gente sabe que é verdade. Entre levar e buscar na escola e nas atividades extracurriculares, preparar almoço e jantar, fazer com que elas escovem os dentes e tomem banho, as crianças exigem que esse clichê se aplique sete dias por semana.

E, como os pais e mães também tem um dia para chamarem de seus todos os anos, os pequenos merecem a mesma gentileza, não? Para ajudar os adultos a tornarem o 12 de outubro mais divertido para eles, listamos alguns eventos que acontecerão pela cidade.

No MIS a comemoração começa no sábado (11/10). O Projeto MiniClube Phenomena vai dar a chance da criançada conhecer alguns filmes que nunca saem de moda: E.T. - O Extraterrestre; Meu Amigo Totoro; e Alice no País das Maravilhas. As exibições acontecem a partir das 15h, e o ingresso é um brinquedo novo ou usado, que será doado para uma instituição de caridade. No domingo acontece a edição de outubro da Maratona Infantil, e que desta vez terá o espetáculo Circo do Seu Lé, da cia Furunfunfum. 

Claro que por lá também há a exposição do Castelo-Rá-Tim-Bum, se você estiver disposto a encarar a fila (haja coragem!).

Já no Itaú Cultural fecha a rua no trecho da esquina do instituto (Avenida Paulista) com a Rua Leôncio de Carvalho até a Alameda Santos para uma grande comemoração ao Dia das Crianças, intitulada "Se Essa Rua Fosse Nossa", a programação traz a orquestra Grande Companhia Brasileira de Mystérios e Novidades (orquestra de pernas de pau), show infantil da cantora Badi Assad e a contação de histórias musicada da Trupe Pé de Histórias. Em paralelo, na área interna do instituto, nos dias 11 e 12 de outubro (sábado e domingo) a programação "Fim de Semana em Família" traz brincadeiras da turma do Batucantante, seguida da peça "O Jardineiro da Lua", além dos já tradicionais Cantinho da Leitura e Feirinha de Troca de livros, HQs, Gibis, DVDs e CDs.

No Espaço de Leitura (Pq. da Água Branca Rua Ministro Godói, 180, Perdizes. 2588-5918 ), a comemoração é dupla, já que além do Dia das Crianças, a casa celebra também o Dia Nacional da Leitura. Durante todo o final de semana, terão atividades como oficinas e gincanas, além de contação de histórias e distribuição de livros para a criançada. Para maiores detalhes sobre a programação, acesse o Facebook do Espaço de Leitura.

Entre atividades em museus da cidade, destaque para o Museu de Arte Sacra, que traz a “Oficina Pequenos Arquitetos” (12/10), direcionada à confecção de diversas possibilidades de construções arquitetônicas tridimensionais por meio das formas geométricas, incentivando a criança a um processo criativo e lúdico após conhecer o processo de construção do Mosteiro da Luz, edifício feito em taipa de pilão, onde está instalado o Museu de Arte Sacra.

Já no Museu Afro Brasil, a criançada pode conferir a oficina “ateliê aberto”, que acontece às 14h, também no domingo (12/10). Lá, os educadores conduzem experiências artísticas que têm como principal objetivo propiciar aos visitantes o contato com linguagens, técnicas e materiais diversos. Tudo isso num clima gostoso, de brincadeira e experimentação em pleno Parque do Ibirapuera.

Na Pinacoteca – a partir das 11h do dia 12 de outubro – haverá atividades lúdico-educativas como visitas, jogos e espetáculos de dança que incentivam a convivência entre os visitantes e desenvolvem novas maneiras de olhar e entender as obras de arte da Pinacoteca. As atividades são gratuitas e acontecem no auditório e 2º andar do museu.

O Catavento receberá, também no domingo (12/10), o trio de físicos do Ciência em Show, que apresenta um espetáculo que promete transformar a ciência em um assunto empolgante e despertar o interesse do público infantil pelo assunto. O carismático trio de físicos – formado pelos professores Wilson, Daniel e Gerson – traz muitas surpresas e bom humor, mesclando divertimento e conhecimento na medida certa. Durante as apresentações, as crianças vão presenciar fantásticos experimentos de ciências como a superespuma, o nitrogênio líquido e várias outras atrações.

A Casa das Rosas (Avenida Paulista, 37 , Bela Vista. 3285-6986) entra na brincadeira, com um projeto de jogos verbais e corporais voltado para crianças de 4 a 10 anos: o chamado "BrincadeRia˜, que começa às 11h. Além disso, o espetáculo Histórias de Amar, que apresenta três narrativas sobre o amor, apresenta canções populares com música ao vivo, que prometem conquistar crianças de todas as idades. (12/10, 15h).

No Auditório Ibirapuera - Oscar Niemeyer, a comemoração fica por conta da Orquestra Experimental de Repertório, que apresenta o espetáculo Pedro e o Lobo no sábado, às 17h. No domingo, também às 17h, a orquestra ganha a companhia - muito especial - de Toquinho, que interpretará com ela alguns de seus maiores sucessos. Antes do encontro, porém, outra apresentação por lá é imperdívei: a partir das 10h, haverá a exibição do Peppa Pig Ao Vivo, na áera da plateia externa. Com músicas, cenário multimídia e personagens de tamanho real, a peça é baseada no programa de TV sobre a famosa (e muito querida pela criançada) porquinha.

E se depois de todas essas atividades a criançada começar a reclamar que está com fome, uma das pioneiras e melhores feiras gastronômicas da cidade, O Mercado, traz no domingo (12/10) uma edição especial para o Dia das Crianças: é a Edição Molecada. O evento no Mercado de Pinheiros contará com 23 participantes. Além das mais variadas comidinhas para a garotada, os pais podem aproveitar também barracas de bebidas, como a dos Los Mendozitos, primeiro wine bar itinerante do Brasil.

São muitas atividades para apenas um final de semana, a gente sabe. Mas escolha uma ou algumas e torne o dia das crianças ainda mais divertido e diferente para elas. E, depois de um dia cheio e agitado, colocá-las para dormir vai ser uma tarefa bem fácil. 

Escrito por Cecília Gianesi
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Dia do Sorvete

Os filmes da semana – 21/09/2017

mãe! – crítica do filme