Time Out São Paulo

Piscinas públicas para curtir em SP

Conheça os melhores lugares para se refrescar na cidade.

Não é porque você ficou em São Paulo neste verão que precisa passar calor! Com as altas temperaturas, logo bate aquela vontade de se refrescar em uma piscina. E mesmo que você não tenha uma em casa ou esteja sem grana, São Paulo sempre tem opções até para quem quer curtir um dia de sol sem gastar nada. Alguns espaços na cidade oferecem piscinas públicas, onde é possível curtir muito sem pagar por isso. Curtiu a ideia? Então confira nosso roteiro:

Parque Ecológico do Tietê (Rua Guira Acangatara, 70 - 2958-1477)
O PET (Parque Ecológico do Tietê), administrado pelo Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica), disponibiliza gratuitamente o uso de suas piscinas aos usuários. O complexo aquático, localizado no núcleo Engenheiro Goulart, é composto por três piscinas (adulto, juvenil e infantil), que funcionam de sexta, domingo e feriado, das 10h às 16h. Para utilizar as piscinas, os interessados devem apresentar exame médico e realizar um cadastro prévio. Além do uso das piscinas para lazer, o núcleo ainda oferece aulas de hidroginástica as quartas e sextas-feiras, a partir das 8h30.

Clube Escola Mooca (Rua Jaibarás, 210)
No complexo esportivo existem duas piscinas disponíveis para a população. Uma piscina recreativa no formato feijão, com 79,5 metros de comprimento, 47,2 metros de largura, e de 60 centímetros a 2,5 metros de profundidade. A piscina conta com um toboágua de mais de 7 metros de comprimento e oito chafarizes com jatos d’água que alcançam 8 metros de altura. Já a infantil, no formato oval, possui 33 metros de comprimento, 29,6 de largura e 1 de profundidade. A piscina infantil conta com um escorregador de 1,85 metro de comprimento. As duas piscinas estão abertas de terça-feira a domingo e também aos feriados, das 9 às 11 horas e das 14 às 17 horas. Na segunda-feira as piscinas fecham para a manutenção semanal. Para frequentar o complexo aquático do Clube Escola da Mooca é necessária a apresentação da carteirinha de sócio, que pode ser adquirida na administração do clube. Para produzir a carteirinha é necessária apenas uma foto no formato 3x4 e exame médico gratuito, que pode ser realizado na própria unidade Mooca, de segunda a quinta-feira, das 11h30 às 12h30, e terça e quarta, das 13h30 às 15 horas. Crianças de até cinco anos não precisam fazer o documento de sócio, entretanto necessitam da companhia de um maior de idade responsável para frequentar a piscina. Há unidades do Clube Escola em todas as regiões de São Paulo: Sul, Oeste, Leste, Norte e Centro.

Clube Escola Ibirapuera (Rua Pedro de Toledo, 1651 - 3396 6495)
O local conta com duas piscinas, uma semi-olimpica e uma quadradra. Elas estão abertas sempre de terça a domingo, das 9h às 17h. Para ter acesso, basta levar um comprovante de residência, duas fotos 3x4 e um documento com foto. Há unidades do Clube Escola em todas as regiões de São Paulo: Sul, Oeste, Leste, Norte e Centro.

Clube Escola Lapa (Rua Belmonte, 957 - 3834-0032)
Tem piscina infantil e uma em formato de feijão, com acesso para deficientes, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h; sábados, domingos e feriados, das 8h às 13h. Para usar as piscinas, é preciso passar por um exame médico, que é grátis e pode ser feito lá mesmo, além de necessário fazer a carteirinha com duas fotos 3 x 4, comprovante de residência e um documento com foto.

Clube Escola Vila Manchester (Praça Haroldo Daltro, s/nº - 2295 2391)
Tem duas piscinas, uma em formato de feijão e outra semiolímpica. Para curtir o espaço, é preciso levar um exame médico e providenciar a carteirinha, que exige foto 3x4, comprovante de residência e documento com foto. Depois disso, o usuário pode curtir as piscinas de terça a domingo das 9h às 16h45. Há unidades do Clube Escola em todas as regiões de São Paulo: Sul, Oeste, Leste, Norte e Centro.

Sesc Itaquera (Avenida Fernando do Espírito Santo Alves de Mattos, 1000 - 2523-9200)
O parque aquático possui um espelho d’água de 5.000 metros quadrados, cinco piscinas recreativas, cascatas, chafarizes, correntezas e oito pistas de toboágua e funciona de quarta a domingo e em feriados das 9h às 17h. Atenção: Como nova medida de atendimento, a partir de 2 de dezembro de 2015, o acesso às piscinas será apenas para credenciados no Sesc.

Complexo Esportivo do Pacaembu (Praça Charles Miller, s/nº - 3664-4650)
Para frequentar a piscina olímpica (com arquibancada para 2.500 pessoas), basta fazer um exame médico e levar documentos (cópias do RG e de um comprovante de residência mais uma foto 2x2) para a confecção de uma carteirinha gratuita. A água é aquecida, o que permite mergulhos em dias mais frios. Horário de funcionamento da piscina: terça a domingo das 08h às 16h45 (exceto feriados). Nos domingos de jogos não é possível utilizar a piscina.

Sesc Bom Retiro (Alameda Nothmann, 185 - 3332-3600)
A piscina semi-olímpica é reservada para diversão e prática de esportes. Ela tem 25m por 12m e se mantém sempre aquecida, podendo chegar a 30°. O teto retrátil é atração para os dias de sol. Quando os 160 armários se enchem, a piscina fecha.

Sesc Consolação (Rua Doutor Vila Nova, 245 - 3234-3000)
Se a sua intenção é tomar sol com tranquilidade, as duas piscinas do Sesc Consolação não são boas opções. O foco aqui é a natação. Uma delas é direcionada para o público infantil e outra para os adultos. Elas acomodam em torno de 300 banhistas.

Sesc Pompeia (Rua Clélia, 93 - 3871-7700)
A piscina já é um clássico dos verões paulistanos. Aulas de hidro, nado livre e vários tipos de recreação aquática podem ser feitos por aqui. Além disso, um solário muito bem estruturado esta à disposição de quem quer pegar um bronze.

CEU (várias unidades) - Estrada Da Baronesa, 1.120
Para utilizar as piscinas aos finais de semana é necessário fazer a carteirinha na Gestão do CEU. É preciso apenas ter em mãos uma foto 3X4 e comprovante de residência. Fiquem atentos: as carteirinhas brancas são para utilizar as piscinas aos sábados e a azul aos domingos. Basta escolher o dia do final de semana que quer utilizá-la. Os trajes adequados para a piscina são sunga para os homens e biquíni ou maiô para as mulheres. Para entrar nas piscinas, as crianças de 1 a 16 anos deverão vir acompanhados de um responsável. O CEU conta com unidades em diversos bairros da capital.

Ceret Tatuapé (Rua Canuto de Abreu, s/n)
O Centro Esportivo, Recreativo e Educativo do Trabalhador (CERET), localizado no Tatuapé, conta com um balneário com quatro piscinas (uma interditada). Vale destacar a piscina de 100 m de comprimento por 50m de largura, que armazena cerca de 5,5 milhões de litros de água e está entre as maiores da América Latina. O horário de funcionamento é das 8h45 às 16h30, de terça a domingo (caso um feriado caia na segunda-feira, elas ficam abertas e fecham no próximo dia útil). Para usar a piscina é preciso ter a carteirinha e o exame médico dentro da validade. Para fazer a carteirinha para uso da piscina, são necessários os seguintes documentos: RG, CPF, Comprovante de residência e 01 foto 3x4.

Sesc Interlagos (Avenida Manuel Alvez Soares, 1100 - 5662-9500)
A unidade conta com conjunto aquático de 15 mil metros quadrados, composto por um solário e três piscinas (infantil, média e grande) para uso recreativo, com lotação para 6.000 pessoas. Funciona de quarta-feira a domingo e em feriados, das 9h às 17h. Atenção: Como nova medida de atendimento, a partir de 2 de dezembro de 2015, o acesso às piscinas será apenas para credenciados no Sesc.

Escrito por Time Out São Paulo editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Os filmes da semana – 16/11/2017

11 anos do JazzNosFundos

Os filmes da semana – 26/10/2017