Parque do Ibirapuera

Dois quilômetros quadrados de tranquilidade - e cultura

Marcos Hirakawa - SpTuirs
Uma imensa cidade merece um imenso parque e o Parque do Ibirapuera é um oásis de calma em um oceano de caos. Não importa onde você esteja dentro de seus dois quilômetros quadrados, você estará envolto por uma atmosfera verdejante, marcada pelos cantos de 120 espécies de pássaros, gargalhadas de crianças brincando e o rolar de rodinhas de skate sobre o concreto.
 
Com tanto a oferecer nas inúmeras áreas do parque, fica difícil decidir o que você quer fazer por lá - praticar jogging em uma das duas pistas de corrida que passam por entre as árvores,  alugar uma bicicleta e passear pela ciclovia, fazer uma aula gratuita de yoga ou capoeira ou saborear uma água de coco.
 
Localizado no meio da cidade e inaugurado em 1951, o parque é uma obra-prima conjunta do criativo paisagista Roberto Burle Marx e do extradordinário arquiteto Oscar Niemeyer. Em formato de coração, o parque não é indicado apenas para o corpo, mas também para a mente: há seis museus instalados em prédios de design inovador e espaços para mostras situados em meio a palmeiras e ombús, incluindo o prédio de paredes de vidro que abriga o Museu de Arte Moderna, o esplêndido Museu Afro Brasil e a cúpula do pavilhão de exibições da Oca.
 
Uma das criações mais recentes de Niemeyer, o Auditório  Ibirapuera - que demorou 50 anos para ser concluído e possui uma abertura no palco que oferece aos visitantes do parque vistas dos shows que acontecem no interior, além de um toldo vermelho que se estende para o céu -, foi inaugurado em 2005; já o Pavilhão Japonês, uma réplica da Vila Imperial Katsura de Kyoto, abriu as portas ao público em 1954. A São Paulo Fashion Week e a Bienal de Artes de São Paulo ocorrem no parque, onde todo ano também é montada a árvore de Natal da cidade.
 
Caminhe tempo suficiente e você verá grande parte da diversidade da cidade passar por você: mães nipobrasileiras passeando com seus recém-nascidos em carrinhos de bebês, casais de velhinhos italianos andando de mãos dadas sob as árvores, adolescentes de cabelo espetado andando de skate na calçada, casais gays tomando sol no gramado - um mundo em um parque.

 

Mais sobre Parque do Ibirapuera

Endereço Av. Pedro Álvares Cabral

Moema, São Paulo

Estações próximas 2, Brigadeiro

Telefone (11) 5574-5177

Site de Parque do Ibirapuera

Preço gratuito

Aceita todos os cartões

Horário de abertura seg - dom - 8h - 18h

Mapa


     Se o mapa ou detalhes deste estabelecimento estão incorretos, entre em contato

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus
 

© 2011 - 2016 Time Out Group Ltd. All rights reserved. All material on this site is © Time Out.