Festival Fartura São Paulo

25-26 Jun

Divulgação

Este evento terminou

Da exótica Damurida, comida típica de Roraima preparada por Denise Rohnelt, de Boa Vista, a uma costela do Rio Grande do Sul preparada ao vivo por Antônio Costaguta, do El Topador de Porto Alegre, estarão presentes no festival gastronômico pratos típicos do Brasil inteiro.

No espaço Chefs e Restaurantes, Leo Paixão, do restaurante Glouton (Belo Horizonte, MG) vai servir aos convidados a Barriga de porco glaceada com teriaki de cachaça e farofa crocante. Wanderson Medeiros do Picuí (Maceió, AL), o rei da carne de sol e um dos nomes fortes da Nova Cozinha Nordestina, vai ousar: em São Paulo, no lugar a carne que fez seu nome, apresenta um Arroz cremoso de frutos do mar com cubos de queijo coalho. Onildo Rocha, do Roccia Cozinha Contemporânea, de João Pessoa (PB) é quem traz a carne de sol para a terra da garoa em sua interpretação do tradicional Baião de dois: feijão verde, arroz vermelho, carne de sol, queijo coalho e picles de maxixe.

O norte brasileiro, talvez a região mais mística do país quando o assunto é gastronomia, ganha destaque na mão de três chefs: Felipe Schaedler e os Cogumelos da Amazônia, fruto de uma pesquisa feita em 2012 numa comunidade de São Gabriel da Cachoeira, a 850 km de Manaus; Solange Batista, de Macapá (AM), que traz ao festival a Farofa e Guisado de tartaruga, receita que sua sogra lhe ensinou há mais de 40 anos, feita com carne de tartaruga, que para a cultura ribeirinha é uma das principais fontes de proteína; e Denise Rohnelt, representante de Boa Vista (RR), que resgata a cultura indígena com a Damurida, um caldo apimentado, que pode ser feito com peixe fresco, tucupi preto e servido com beijú de mandioca. Esse prato, para conservar as tradições indígenas, não leva nenhum tipo de tempero ou sal.

No espaço reservado para Produtos e Produtores, os paulistanos poderão comprar queijos Canastra (da Associação dos Produtores de Queijo da Canastra) e de Cabra (do Capril do Bosque – Joanópolis, SP), o Café da Condessa (de Jacutinga, MG), a Cachaça Tábua (de Salinas, MG), o tradicional Pé de Moleque da Barraca Vermelha (Piranguinho, MG), feito pela mesma família há mais de 80 anos, e o cacau da Fazenda Leolinda (Uruçuca, BA).

Outros nomes que estarão em São Paulo especialmente para o Festival Fartura Gastronomia serão Lia Quinderé, que serve o Chocolate cremoso com praliné crocante de castanha; a chef carioca Katia Barbosa com seu Bolinho de feijoada; o mineiro Ilmar de Jesus, com o Mineirinho valente: canjiquinha com mix de carnes defumadas; Ariane Malouf, do Mahalo Cozinha Criativa (Cuiabá, MT), com o PF da chef: costela bovina assada em baixa temperatura, acompanha arroz brasileiro com queijo coalho, milho, ovo surpresa, banana caramelizada e farofa da terra, e o mineiro Fred Trindade, do Trindade (Belo Horizonte, MG), que cozinha, ao vivo, o Arroz de leitão, entre outros.

Chefs paulistanos também apresentam seus partos no evento, como Heloísa Bacellar e seus Bolinhos caipiras, Morena Leite, que serve Churros de tapioca com vatapá de frutos do mar e Lucas Corazza, que resgata a receita clássica do bolo Souza Leão e apresenta duas outras receitas: Chocolate quente com Bergamota e Pipoca caramelizada.

Serviço

Jockey Club
Endereço Avenida Lineu de Paula Machado, 1263

Cidade Jardim, São Paulo

Telefone 2161-8300

Preço de R$ 10 até R$ 20

Data 25-26 Jun

Horário de abertura Sáb., 12h-22h; dom., 12h-20h.

Mapa


     Se o mapa ou detalhes deste estabelecimento estão incorretos, entre em contato

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus
 

© 2011 - 2016 Time Out Group Ltd. All rights reserved. All material on this site is © Time Out.