Time Out São Paulo

Festival Gastronômico do Pará

Este evento terminou

Festival Gastronômico do Pará

Preço Preço do cardápio varia de acordo com o restaurante.

Data 28 Ago-02 Set

Horário de abertura Confira os dias e horários dos jantares na programação.

Chefs renomados das cidades de Belém e Santarém pousam na capital paulista para preparar jantares especiais em restaurantes da cidade. O evento leva um chef paraense para cada um dos três endereços que sediam o festival. Será realizada também uma mostra com insumos da culinária paraense no Mercado de Pinheiros (R. Pedro Cristi, 89) nos dias 1 e 2 de setembro, das 10h às 18h.

Considerada a gastronomia mais autêntica do Brasil, a culinária do Pará exala aromas de pratos tipicamente regionais, como tucupi, tapioca, maniçoba, tacacá, filhote e açaí. “Irei apresentar pratos emblemáticos que traduzem o histórico da cultura amazônica, como o peixe à capitú e o pato no tucupi”, revela o chef Ofir Oliveira, dono do Instituto Sabor Selvagem, em Belém do Pará. Ao seu lado, a cozinheira e boieira do mercado Ver-o-Peso, Lúcia Torres, estará presente no restaurante Capim Santo para elaborar o menu, no qual haverá também o retumbão - nome de uma dança paraense –, receita em homenagem que será feita com pirão de farinha de tapioca com leite fresco de castanha-do-Pará, servido com camarão e peixe assado.

O chef Saulo Jennings Simões, que comanda o seu próprio estabelecimento Casa do Saulo Restaurante, na praia de Carapanari, irá apresentar ingredientes poucos conhecidos no Tordesilhas. “Vou mostrar o feijão de Santarém, o camarão aviú, o peixe pirarucu e a farinha piracuí”, explica.

A chef Daniela Martins, do restaurante Lá em Casa, em Santarém, é quem comanda a cozinha do Dalva e Dito. “Pretendo cozinhar o pirarucu acompanhado com salada de feijão manteiguinha e o porco com taperebá”, revela. Mas o menu não termina aí. Filhote, peixe típico da Amazônia, em crosta de farinha d’água com purê rústico de macaxeira e redução de tucupi amarelo irá compor uma das etapas.

Confira a programação dos três restaurantes participantes:

28 e 29/08 – Restaurante Tordesilhas
Chef Saulo Jenning Simões – Casa do Saulo Restaurante (Santarém)
Endereço: Alameda Tietê, 489 - Cerqueira César. Telefone: 3107-7444

30 e 31/08 – Restaurante Dalva e Dito
Chef Daniela Martins – Restaurante Lá em Casa (Belém)
Endereço: Rua Padre João Manoel, 1115 – Cerqueira César. Telefone: 3068-4444

01 e 02/09 – Restaurante Capim Santo
Chef Ofir Oliveira – Instituto Sabor Selvagem (Belém)
Lúcia Torres - Boieira do Mercado Ver-o-Peso
Endereço: Av. Ministro Rocha Azevedo, 471. Telefone: 3089-9500

Escrito por Time Out São Paulo editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus