Time Out São Paulo

Por uma comida sustentável

Pequenas mudanças na nossa rotina podem ajudar a preservar o meio ambiente. Prove restaurantes, lojas, feiras e marcas sustentáveis que abraçam esta causa

Apfel
O nome já dá a dica: o restaurante é inspirado na cultura alemã e oferece pratos vegetarianos saudáveis em suas duas unidades, nos Jardins e no Centro. O cardápio varia a cada dia e segue as estações do ano. A maioria da produção vem da fazenda do proprietário perto de Cotia, e é usado em deliciosos pratos brasileiros, como a moqueca de tofu e a feijoada vegetariana.
Rua Bela Cintra, 1343, Jardim Paulista (3062-3727, apfel.com.br) e Rua Dom José de Barros 99, Centro (3256-7909)

Casa Jaya
Esse espaço é focado na sustentabilidade e oferece cursos e eventos, além de um restaurante vegetariano. A Casa Jaya também apóia programas da Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura de Paz, a UMAPAZ, no Parque Ibirapuera.
Rua Capote Valente 305, Jardim Paulista (2935-6987,
casajaya.com.br).

Eco Forneria Integrale Pizzaria
Diferente de outras pizzarias, a Eco Forneria não usa forno à lenha e sim forno a gás, mais limpo. Além disso, todos os ingredientes são orgânicos.
Rua Fradique Coutinho 889, Vila Madalena (3817-4700, pizzariaintegrale.com.br).

Ekoa Café
O conceito de alimentação consciente está presente em tudo o que é servido no café Ekoa, na Vila Madalena. A casa incentiva a alimentação com baixa emissão de carbono, evitando frutas e vegetais importados e oferecendo aos clientes ingredientes de época. Depois de uma viagem à Índia para aprender mais sobre sustentabilidade, a proprietária, Marisa Bussacos, voltou ao Brasil e estabeleceu uma série de parcerias com empresas e organizações sustentáveis, que levaram à criação do Ekoa.
Rua Fradique Coutinho 914, Vila Madalena (3032-7842, ekoacafe.com.br).

Emiliano
O chef José Barattino promove a cultura da alimentação sustentável e busca comprar ingredientes de produtores locais, que não utilizem trabalho infantil. A proposta é aumentar o vínculo entre o pequeno produtor e o consumidor final, além de estar sempre atrás de mais produtos orgânicos para suas receitas. Sobras de óleo de cozinha são recicladas.
Rua Oscar Freire 384, Jardim Paulista (3068-4363, emiliano.com.br).

Goa
O chef e dono do Goa, Augusto Pinto, foi um dos primeiros chefs de São Paulo a usar e promover ingredientes orgânicos e materiais reciclados. Este restaurante adorável no boêmio bairro de Pinheiros só abre no almoço. O quintal, com um pequeno playground, é ideal para crianças e tem várias redes, ótimas para relaxar após a sobremesa.
Rua Cônego Eugênio Leite,1152, Pinheiros (3031-0680, goavegetariano.com.br).

Restaurante Tiger
Ser um restaurante com responsabilidade ambiental não é só usar ingredientes orgânicos: é garantir também que todos os elementos envolvidos na refeição – louça, móveis e iluminação – sejam eco-friendly. No Tiger, a culinária asiática é servida em cerâmica sem tinturas artificais e todas as mesas são feitas com madeira reciclada.
Rua Jacques Félix, 694, Vila Nova Conceição (3045-2200, tigerrestaurante.com.br).


LOJAS E FEIRAS


Feira de produtos orgânicos da Água Branca
Aqui você encontra tudo o que precisa: grãos, laticínios, pão, sorvete, frutas, massa, tudo produzido sem pesticidas ou fertilizantes químicos certificado pela Associação Brasileira de Agricultura Orgânica. A feira funciona de manhã, às terças, sábados e domingos a partir das 7h, no Parque da Água Branca.
Avenida Francisco Matarazzo, 455, Barra Funda (3875-2625, aao.org.br).

Casa do Natural
Bem ao lado do Ekoa Café, essa loja de produtos naturais usa as sobras de comida como fertilizante para os vegetais usados nas receitas da casa. Passeie pelas estantes lotadas de alimentos e suplementos orgânicos e vá para o refeitório, onde eles servem um buffet com preço fixo com saladas e pratos quentes vegetarianos.
Rua Fradique Coutinho, 910, Vila Madalena, (3816-0706, alternativacasadonatural.com.br).


MARCAS DE ALIMENTOS ECO-FRIENDLY

Korin Agricultura Natural
A Korin segue a filosofia do fazendeiro japonês Mokiti Okada ao produzir e comercializar sua grande variedade de produtos orgânicos. Na loja e nos supermercados da rede Pão de Açúcar, você encontra carne de frango sem hormônios desta marca.
Rua Coronel Artur Godói 246, Vila Mariana (5579-9363, korin.com.br).

Produtos Mãe Terra
A Mãe Terra traz opções saborosas para quem busca produtos naturais: barras de granola, biscoitos e ingredientes para o cliente criar seus próprios pratos, como açúcar e temperos, certificados como produtos naturais e 100% orgânicos. Essa é uma boa opção para quem busca uma alternativa saudável e sustentável às marcas dos supermercados. A empresa ainda criou dicas de receitas e hábitos alimentares bem simples e fáceis de seguir, mas que trazem um enorme benefício ao organismo. A companhia foi fundada em 1979 e seus produtos podem ser encontrados na rede Pão de Açúcar ou em comércios especializados em produtos naturais. (maeterra.com.br).

Escrito por Time Out São Paulo editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Os filmes da semana – 01/12/2016

Ceia de Natal da Casa Santa Luzia

Rodízio de brigadeiro