Cinco melhores sushis de São Paulo

Conheça nossa lista de preferidos dessa iguaria japonesa 

Rogério Voltan/Time Out
Sushi box do Hamatyo

A paixão pelo sushi não é novidade em São Paulo. Com uma herança nipônica tão significativa – não há lugar no mundo, fora o Japão, que tenha mais japas do que aqui –, o prato é encontrado em quase qualquer esquina da cidade. E com preço bom. Sushis, sashimis, temakis e outras iguarias estão na mesa dos paulistanos (quase) como feijão com arroz. E o bom é que alguns dos melhores e mais premiados chefs da cozinha japonesa estão na capital e preparam opções superfrescas, seja em versões contemporâneas ou tradicionais.
 

Kinoshita

Rua Jacques Félix, 405, Vila Nova Conceição (3849-6940/ restaurantekinoshita.com.br)

Enquanto prepara fatias perfeitas de otoro – o delicioso corte de atum azul, que derrete na boca –, o chef desta casa, Tsuyoshi Murukami, distrai os clientes contando piadas, com seu carregado sotaque carioca. Os frequentadores podem observar também o seu trabalho: Murukami é adepto da culinária kappo, um estilo contemporâneo em que o sushiman fica diante dos fregueses e os pratos são preparados e servidos no mesmo local. Tudo é da melhor qualidade, desde o ambiente – projetado pelo arquiteto Naoki Otake, que recriou elementos de uma casa tradicional japonesa – até a comida. Para aproveitar melhor a experiência, reserve um lugar no balcão e peça o menu-degustação, que sempre muda.
Leia mais sobre o Kinoshita

Aizomê

Alameda Fernão Cardim, 39, Jardim Paulista (3251-5157/ aizome.com.br)

Você não verá placas indicando o nome da casa – procure apenas um grande 39 na parede. o chef Shinya Koike, cujo pai tinha um sushi bar em Tóquio, descreve sua comida como “o melhor da nova cozinha japonesa”. O sushi pode não ser tão famoso quanto o preparado por Jun Sakamoto ou Kinoshita, mas o restaurante oferece uma das melhores experiências japonesas de São Paulo. O menu-degustação muda todos os dias e traz uma combinação perfeita entre pratos frios e quentes.

Hamatyo

Avenida Pedroso de Moraes, 393, Pinheiros (3813-1586/ hamatyo.com.br)

Conhecido por todos como “aquele lugarzinho na Pedroso”, esse restaurante informal e acolhedor em Pinheiros tem apenas 20 lugares. Não há pratos quentes nem combinados. O chef Ryoichi Yoshida serve apenas sushi e sashimi, em duplas, e se orgulha de usar somente ingredientes de primeira (os cortes frescos de salmão e atum tornam os peixes ainda mais saborosos) e de atender pessoalmente os clientes. O menu-degustação vale cada centavo. A variedade, sempre em consonância com a estação, é impressionante. O sushi de vieira é sensacional. O sushi de lula com folha de shiso e as ovas de ouriço também são boas pedidas.

Shin-Zushi

Rua Afonso de Freitas, 169, Paraíso (3889-8799/ shin-zushi.com)

O Shin-Zushi está instalado em uma esquina escondida do Paraíso, mas apesar disso, fãs da casa não têm problemas em encontrá-la. O ambiente e a decoração são simples, com detalhes em madeira clara, e lembram restaurantes tradicionais de Tóquio. Placas penduradas na parede – todas em japonês – indicam, para quem entende, os peixes do dia. Sente-se no balcão, onde o sushiman serve sushis e sashimis cuidadosamente montados e servidos diretamente em um balcão de ardósia preto e inclinado. O famoso otoro é um pedaço de felicidade, apesar de caro. Prove o exótico sushi de garoupa com pimenta. E uma dica, todos chegam à mesa temperados: não exagere no shoyo. Leia mais sobre o Shin-Zushi

Jun Sakamoto

Rua Lisboa, 55, Jardim Paulista (3088-6019)

Hoje, Jun Sakamoto é um chef da moda – mas está por trás do balcão de seu restaurante desde 2000. A casa pequena, estilosa mas despojada, firmou-se como um dos restaurantes preferidos da elite paulistana. O que significa: reserve com antecedência, especialmente se quiser observar Sakamoto, bem acomodado no balcão. Ele aprendeu o ofício em Nova York e se aprimorou em diversos restaurantes de São Paulo antes de abrir o seu. Um dos pratos mais conhecidos de Sakamoto é o tartar de atum com foie gras – uma porção de atum cru e foie gras cercada por molho à base de shoyu, sobre gelo. Outra combinação são as vieiras com sal trufado. Aqui, tudo gira em torno do sushi e do sashimi. Deixe de lado o cardápio, quase incompreensível, e pergunte a um dos garçons qual é a melhor pedida do dia.
 


Escrito por Silvio Giannini
 

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus
 

© 2011 - 2016 Time Out Group Ltd. All rights reserved. All material on this site is © Time Out.