Time Out São Paulo

13 restaurantes para curtir na Zona Leste

Saiba onde devorar as melhores comidinhas da região 

Quem vive na Zona Leste sabe como não é preciso ir muito longe para encontrar paraísos gastronômico. Essa região de São Paulo abriga todos os tipos de culinária, da nordestina à francesa, da japonesa à mexicana. Mas para quem não costuma frequentar a região, fica a dica: está na hora de explorar a gastronomia da ZL.

Cadillac Burger (Mooca) – Rua Juventus, 296 (2273-8074)
Localizada na Mooca, a Cadillac Burger traz a inspiração norte-americana para o cardápio e também para a decoração. No menu, entradas como: chicken wings, home made rustic fries, onion rings e pop dog. Além dos hambúrgueres, a casa também conta com hot dog, sanduíches, saladas e carnes (Ribs BBQ e Grilled Rib Eye Steak). As sobremesas também são as típicas delícias americanas: brownie, cheesecake, apple pie e lemon pie.

Pizzaria Ideal (Belenzinho) – Avenida Álvaro Ramos, 798
Construída na década de 40, como uma pequena casa, a Pizzaria Ideal foi atraindo um público fiel, principalmente como ponto de encontro de quem estava indo e voltando das baladas da região. Com o passar dos anos, a pizzaria foi crescendo e, além das pizzas, o local passou a servir carnes, frango, saladas, porções e muito mais. Localizada no bairro do Belém, na esquina da Av. Álvaro Ramos com a Rua Padre Adelino, bem próxima a estação de trens da Quarta Parada, a Pizzaria Ideal é daqueles lugares simples e tradicionais, onde você encontra tesouros gastronômicos longe do glamour. Não saia sem pedir a pizza de muçarela no balcão.

Cereja Flor Café Bistrô (Tatuapé) – Rua Tariana, 60 (2671-0326)
Com um cardápio incrível de sobremesas, o Cereja Flor Café Bistrô conta com taças de milk-shake exuberantes, Surprise Ball (uma bola de sorvete cobertura com chocolate que derrete com calda quente) e tantas outras receitas de encher os olhos. O local também serve pratos quentes.

Condimento (Tatuapé) – Rua Itapura, 1525 (3554-1525)
A casa, que possui design em estilo provençal, oferece refeições completas e diversificadas. Para quem gosta de saborosos doces, o estabelecimento oferece muitas opções de quitutes, como a torta de blueberry quente e o brownie de bombom Alpino.

Pizzaria do Ângelo (Mooca) – Rua Sapucaia, 527 (2692-5230)
Uma das mais tradicionais da região, a Pizzaria do Ângelo, na Mooca, traz pizzas com recheios fartos, das tradicionais às mais exóticas. A mais famosa da casa é a pizza de Camarão, que leva molho de tomate fresco, camarões, cebola, salsa e azeitonas.

Bacalhoeiro (Tatuapé) – Rua Azevedo Soares, 1580 (2293-1010)
Assim como o nome já anuncia, o Bacalhoeiro traz pratos clássicos da gastronomia portuguesa, que vão da entrada à sobremesa. Em um ambiente com 600m², o local tem no cardápio petiscos, saladas, sopas, especialidades com bacalhau, peixes e frutos do mar, carnes e aves, especialidades no forno a lenha, arroz e massas, doces e pães caseiros. Destaque para o Bacalhau à Lagareiro com Batatas ao murro e o Bacalhau à Braz (desfiado com azeitonas verdes, cebola, batata palha, azeite, pimenta, ovos e salsinha).

A Casa do Churro (Tatuapé) – Rua Rodrigues Barbosa, 232 (2671-9044)
A Casa do Churro foi criada pela família espanhola Farré Martinez, que imigrou para o Brasil em 1954. O ambiente simples é procurado por apaixonados pela estrela do local: o churro em roda. Com três metros de comprimento, ele é servido com coberturas de doce de leite, catupiry e romeu e julieta. Já os famosos recheados chegam à mesa nos sabores doce de leite, bombom de chocolate preto com chantilly e bombom branco com doce de leite. Há também os salgados, feitos de bacalhau, frango com requeijão, muçarela e tomate seco com requeijão e catupiry. Para quem aposta em frutas, é possível adquirir maçãs, peras, uvas, abacaxis, bananas e morangos carameladas ou cobertas por chocolate ao leite ou branco.

Pizzaria Valentina (Anália Franco) – Rua Luís dos Santos Cabral, 201 (2671-2215)
Degustar uma pizza em um ambiente rústico e ao mesmo tempo acolhedor é a proposta da Pizzaria Valentina. No cardápio, diversos tipos e sabores. A Achiropita traz muçarela, pesto de tomate seco, manjericão e lascas de parmesão e a Valentina vem com peito de frango, molho de tomate especial e requeijão. Outra muito pedida é a Beef Lizard, com molho de tomate, lagarto defumado, muçarela de búfala, pepino japonês e molho pesto.

Macaxeira Restaurante e Cachaçaria (Tatuapé) – Rua Emília Marengo, 185 (2671-2233)
O típico restaurante de comida nordestina em plena Zona Leste traz delícias fartas. Entre os destaques da Macaxeira Restaurante e Cachaçaria, estão o Baião-de-Dois, Feijão de Corda, Caldo de Feijão (com pedacinhos de torresmo por cima), Sarapatel e outras tipicidades. Já entre as especialidades da casa, está a Carne-de-Sol Assada (carne-de-sol preparada artesanalmente e servida com manteiga-de-garrafa alho assado, pimenta biquinho e chips de macaxeira), um dos pratos mais pedidos da casa. Tem também o Escondidinho de macaxeira, charque e queijo coalho e os irresistíveis Dadinhos de Tapioca. A casa também conta com dezenas de opções de cachaça.

Bracia Parrilla (Tatuapé) Rua Azevedo Soares, 1008 (2295-0099)
Inaugurado em 2001, o Bracia Parrilla se instalou em uma ampla casa em uma das mais movimentadas ruas da Zona Leste, a Azevedo Soares. Dividido em três ambientes - mezanino, varanda e bar -, o estabelecimento é especializado em carnes feitas na parrilla argentina. Entre as opções de cortes de carne, destaque para o ancho no espeto, o parrilleiro e o chorizo - com aproximadamente 450g. O cardápio ainda abriga opções como a truta grelhada ao molho à base de vinho branco e risoto de brócolis. Para harmonizar, a carta de vinhos contém cerca de mil rótulos.

La Pergoletta (Tatuapé) Rua Itapura, 1478 (2092-3330)
Desde 2002 no Tatuapé, o La Pergoletta serve legítimas receitas napolitanas com a aprovação do chef italiano Elia Seganti. Em aconchegante casa, o restaurante reúne clientela fiel por conta de suas massas artesanais dispostas nas louças pintadas à mão. Para iniciar com o pé direito, aposte no couvert, com pães de fabricação própria e bem temperada caponata, ou no Antipasto Italiano, repleto de queijos e conservas. Entre os pratos principais, risotos, lasanhas e pastas que servem de duas a três pessoas. Destaque para o polpettone recheado de muçarela e banhado por molho de tomate, e o ravióli de abóbora com amaretto e ragu de ossobuco.

Temakeria Paulista (Tatuapé) Rua Serra do Japi, 1436
Desde de 2008, a Temakeria Paulista, no Tatuapé, oferece temakis famosos pelo tamanho generoso. Uma das opções tradicionais é o temaki de salmão e atum, já nos especiais está o hot e o de lula com shimeji. Outras opções são os pratos quentes e sobremesas, como o yakissoba de frutos do mar e o tempurá de banana com sorvete.

Don Miguel Mexican Bar (Tatuapé) Rua Itapura, 757 (2097-6383)
A inspiração mexicana do Don Miguel Mexican Bar deixa os clientes apaixonados pela refeição bem temperada e colorida. Com ambiente de bar que agrada o (exigente) gosto brasileiro, tem salão amplo e fachada de estilo requintado. O cardápio serve tapas, burritos, nachos, saladas, chili, quesadillas e enchilhadas. Além do menu típico, almoço e jantar podem ser degustados no estilo rodízio, combinando entradas, pratos principais e sobremesas ao gosto do freguês. Na seleção de bebidas, opções de tequilas, margueritas e mojitos. A cerveja, preferência nacional, também não fica de fora, com sugestões de marcas brasileiras e duas mexicanas: a Sol e a Dos Equis. 

Escrito por Time Out São Paulo editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Os filmes da semana – 01/12/2016

Ceia de Natal da Casa Santa Luzia

Rodízio de brigadeiro