Time Out São Paulo

Roteiro orgânico de São Paulo

Feiras, restaurantes, empórios e espaços na cidade.

Encontrar produtos orgânicos tem se tornado uma tarefa muito mais fácil a cada dia que passa (ainda bem!). Feiras, restaurantes, empórios, lojas e diversos estabelecimentos estão de olho nessa vontade do consumidor em buscar nos alimentos a maior naturalidade possível.

Já estamos cansados de saber dos males dos agrotóxicos e interferências químicas nas frutas, verduras e vegetais, mas ainda existe aquele mito de que o orgânico é difícil de ser encontrado. Por isso, selecionamos um roteiro orgânico completo de São Paulo, com feiras, restaurantes, empórios e mais:

Feiras Orgânicas
As feiras com produtos orgânicos estão cada vez mais espalhadas pela cidade. É sim possível encontrar opções em todas as regiões de São Paulo e, certamente, uma próxima a sua casa. Além disso, o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) conta com um mapeamento com Feiras Orgânicas ou Agroecológicas pelo Brasil todo, confira aqui.

Feira Orgânica no Parque Burle Marx: A feira do Parque Burle Marx foi inaugurada em outubro de 2011, na zona sul, e foi a primeira feira da cidade a comercializar apenas produtos orgânicos. Os produtores vêm direto do cinturão verde de São Paulo para vender alimentos sem aditivos químicos. Horário de funcionamento: sábado, das 7h às 13h. Rua Dona Helena Pereira de Morais, 200.

Feira do Produto Orgânico no Ibirapuera: A Feira de Produtos Orgânicos e da Agricultura Limpa acontece no Modelódromo do Ibirapuera e tem estacionamento no local. O espaço conta com mais de 40 barracas com produtos que vão de frutas, legumes e verduras a alimentos processados. Horário de funcionamento: sábado, das 7h às 13h. Rua Curitiba, 292.

Feira Orgânica no Mercado Municipal: A Feira de orgânicos do Mercado Municipal de São Paulo, localizada na Sé, acontece todo sábado das 7h às 13h. Entre os produtos encontram-se verduras, frutas, geleias, doces, laticínios e ovos. Os alimentos não possuem adubos químicos, venenos, herbicidas, sementes transgênicas e antibióticos. Sob a supervisão da prefeitura, o espaço, localizado no estacionamento administrativo do "Mercadão" - esquina das ruas da Cantareira e Comendador Assad Abdala – conta com 25 barracas. Os organizadores da feira informam que todos os alimentos possuem garantia de certificadoras, que comprovam a procedência dos produtos. Horário de funcionamento: sábado, das 7h às 13h. Rua da Cantareira, 306.

Feira Orgânica do Parque da Água Branca: Uma das maiores feiras de produtos orgânicos, a feira de produtos orgânicos promovida pela Associação de Agricultura Orgânica no Parque da Água Branca, Zona Oeste, está em seu 23º ano e abre às terças, sábados e domingos. São 45 barracas com frutas, legumes e hortaliças, tudo sem agrotóxicos e com o produtor presente para explicar a origem do que é vendido. Horário de funcionamento: terça, sábado e domingo, das 7h às 12h. Avenida Professor Francisco Matarazzo, 455.

Restaurantes Orgânicos
Com tantas opções de restaurantes na capital paulista, muitos dos estabelecimentos têm a preocupação de oferecer uma refeição com produtos livres de adubos químicos e agrotóxicos. Nós listamos um roteiro com 7 restaurantes orgânicos em São Paulo, confira abaixo alguns deles:

Apfel Restaurante Vegetariano: O restaurante Apfel segue a linha ovolactovegetariana e também atende a um grande público vegano. Além disso, uma das mudanças recentes da casa é que agora, além de vegetariano, agora o buffet é 100% orgânico. Ele traz combinações diferentes de ingredientes e molhos, além de saladas frescas, raízes, cereais, tortas, massas, assados, refogados e gratinados. Dentre os pratos que se destacam estão a moqueca de tofu, o estrogonofe de glúten, o nhoque de batata-doce roxa e a abóbora recheada com palmito. Às quartas e sábados, feijoada de legumes. Vale destacar também o ambiente, com um espaço de espera com livros e revistas para que o cliente relaxe enquanto aguarda. Além disso, o Apfel conta também com uma carta de bebidas, com vinhos e cervejas. Rua Bela Cintra, 1343.

PAO - Padaria Artesanal Orgânica: Em pequeno salão nos Jardins, a PAO - Padaria Artesanal Orgânica, fundada em 2007, desfila pães produzidos com farinha 100% integral, fermento natural, água mineral e sal do Himalaia. Os pães, biscoitos, salgados e doces são feitos diariamente na cozinha e os clientes podem assistir a produção. O pão de queijo, por exemplo, é produzido com receita francesa, assim como o bolo de chocolate recebe matéria-prima belga 70% cacau. Ainda estão no cardápio saladas com flores comestíveis e sanduíches como o croque monsieur. Para acompanhar, café, sucos, cerveja e vinhos. Rua Bela Cintra, 1618.

Le Manjue Organique: Especializado na Organic Gourmet Cuisine, o Le Manjue surgiu em 2008 visando oferecer opções para todos os gostos em seu menu, que vão desde carnes, aves e frutos do mar até deliciosas sobremesas, como o ganache de cacau zero açúcar, zero lactose, zero glúten e 100% sabor. Os sócios Bruno Fattori e Renato Caleffi, apaixonados por sustentabilidade e qualidade de vida, se conheceram por acaso. Um bate papo informal fez nascer a ideia de abrir um restaurante onde a culinária fosse 100% saudável, orgânica e funcional. R. Domingos Fernandes, 608.

Maha Mantra: Localizado em um charmoso sobrado na Vila Madalena, o restaurante Maha Mantra é marcado pelo toque das massalas, especiarias e influências indianas que despertam os sentidos. Em um delicioso buffet com ingredientes orgânicos, integrais, funcionais e sempre frescos alguns destaques do menu são o puri (pão indiano), samossas (pastéis indianos), chapatis, nhoque de abóbora ao molho de sálvia, chutneys, lassis indianos e o famoso pudim de iogurte com calda de frutas vermelhas e rosas. Rua Fradique Coutinho, 766.

Moinho de Pedra: Esse restaurante ovolactovegetariano funciona nos fundos de uma loja de produtos naturais. Os fregueses chegam, escolhem uma das opções do dia e se dirigem para o quintal, onde ficam as mesas. O preço vale para qualquer um dos pratos e só aumenta de fim de semana. Há sempre uma massa. A lasanha de tomate e abobrinha vem coberta por molho branco. Depois de saboreá-la, vale a pena completar a refeição com um doce. O pavê combina chocolate, damasco e creme de leite. Prato do Dia: Seg a Sexta R$ 40 / Sábado R$ 48 (acompanha uma salada ou sopa). Rua Francisco de Morais, 227.

Lá da Venda: O Lá da Venda serve um cardápio cheio de produtos orgânicos do café da manhã ao jantar. A casa traz variedades entre peixes, carnes vermelhas, aves, opções com legumes e grãos para quem não está com vontade de comer carnes ou é vegetariano, saladas substanciosas e tortas acompanhadas de saladas de folhas. Para o fim do dia ou comecinho da noite, os sanduíches artesanais são imbatíveis. Já aos sábados, domingos e feriados, o cardápio ganha um reforço com as surpresas preparadas pela Helô Bacellar. Já o café da manhã especial do restaurante conta com pãezinhos de minuto e de milho, bolos e sucos orgânicos. Rua Harmonia, 161.

Restaurante Vegetariano Fulô: Direcionado não só aos adeptos do movimento vegan, mas também aos que procuram uma alimentação mais saudável, o estabelecimento oferece massas feitas na própria cozinha e pratos mais elaborados. Os carros-chefe são o Risoto Fulô, com três cogumelos, mascarpone e amêndoas, e o Lótus, arroz cateto ao curry, rúcula, shiitake e castanha de caju, servido com palmito pupunha e chutney de abacaxi. Nos dias de semana também dá para experimentar o prato executivo, que inclui salada ou sopa, risotos ou massas, uma opção light e a sobremesa. Para acompanhar os ingredientes e o modo de preparo das receitas, todas as bebidas, desde as caipirinhas até os vinhos e espumantes, são orgânicas. Rua Haddock Lobo, 899.

Onde comprar orgânicos
Assim como as feiras e restaurantes, lojas e mercados também passaram a trazer uma variedade grande de orgânicos em suas prateleiras. Confira alguns exemplos de onde encontrar esses produtos:

Espaço Organics Brasil - Oscar Freire: O Projeto Organics Brasil inaugura no dia 05 de novembro na rua Oscar Freire, um espaço com promoção de feiras e festival de comidas orgânicas, além da integração com cultura, lazer e bem estar. Nos finais de semana haverá uma feira de produtos orgânicos e sustentáveis, numa área de 400 m², a Oscar Feira; como também espaço para feira de comidas orgânicas. O Espaço Organics Brasil funciona a partir das 10h.

Zona Cerealista: Não são todos, mas muitos dos produtos da famosa Zona Cerealista, na região central de São Paulo, são orgânicos. Melado de Cana, tempero, milho, farinha, açúcar, feijão e muito mais. E também é possível comprar online.

Casa Santa Luzia: O local, que possui mais de 90 anos de funcionamento, traz uma prateleira recheada de produtos incrível, entre eles os orgânicos (vinagre, tomate seco, massas, sucos e mais). O cliente pode optar por comprar online ou ir até a loja na Alameda Lorena.

Escrito por Time Out São Paulo editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Os filmes da semana – 12/10/2017

Os filmes da semana – 05/10/2017

Blade Runner 2049: crítica do filme