Time Out São Paulo

Na ponta da língua

Em rápida passagem por São Paulo, com sua banda The Damned, o vocalista e guitarrista inglês Captain Sensible encontrou o ‘seu’ restaurante vegetarian  

Na ponta da língua

Sei que foi um privilégio viajar pelo mundo durante 30 anos, fazendo barulho com uma banda de punk rock e visitando restaurantes vegetarianos mas, no passado, alguns países eram um verdadeiro pesadelo para os não carnívoros. A boa notícia é que atualmente até a Alemanha é relativamente fácil para os vegetarianos, embora seja mais pela alimentação saudável do que pela compaixão pelos animais.

Quando embarquei para São Paulo, minha principal preocupação era o que iria encontrar em termos de refeição – uma cidade cheia de gaúchos se entupindo de pedaços enormes de carne? Mas veja que surpresa: achei mais de 20 opções de cafés que não servem carne pelo site Happy Cow (happycow.net).

As opções na filial da Bela Vista podem ser pagas por quilo ou por bufê. Como sou um guloso convicto, escolhi a última opção e, na primeira visita, exagerei tanto nas saladas que não sobrou espaço para a comida quente.

Meu restaurante vegetariano preferido, o Alfredo, fica perto da Avenida Paulista, mas, felizmente, em uma rua tranquila o suficiente para evitar a muvuca do almoço. Ele é, pelo menos segundo o folheto que peguei, uma nova filial do Alfredo original, que fica no Largo do Café, há cerca de 60 anos.

Preparado para consertar o erro no dia seguinte, fui surpreendido por uma seleção de pratos saborosos. No mundo todo, muitas pessoas bem intencionadas abrem cafés vegetarianos e evitam produtos derivados de animais, mas também conseguem evitar o estímulo às papilas gustativas de seus clientes. Isso não acontece no Alfredo. Eles extraem o melhor de pratos saudáveis, mas saborosos, feitos com feijão, quinoa, massa e arroz. Apreciei muito e ainda havia as bebidas quentes como o chá de gengibre e o ‘café’ forte e escuro, feito de milho torrado.

Os simpáticos proprietários me ajudaram a administrar a variedade de pratos, apesar de não saberem inglês e de eu não falar português. Quando consegui dizer o quanto gostei da sobremesa, eles me entregaram uma porção para viagem para que eu a devorasse no hotel. O pequeno vegetariano está ao lado de meus outros favoritos em Paris, Nova York e Sydney.

Alfredo Al. Ribeirão Preto, 160, Bela Vista, 3251-4070. 11h-15h. R$ 31,90 o quilo; bufê, R$ 21,90. Outro endereço Largo do Café, 14, Sé, 3104-9970.
 

1 Jun 2012.

Escrito por Time Out São Paulo editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus