Time Out São Paulo

Romeu e Julieta

Este evento terminou

Romeu e Julieta

Data 04 Ago 2012-12 Ago 2012

Horário de abertura Sáb., 19h; dom., 18h

Site de Romeu e Julieta

Praça do Sesc Belenzinho
Rua Padre Adelino, 1.000, Belém

Telefone 2076-9700


Não é preciso ter o aval de críticos de teatro para perceber – e saber – que o Galpão é um dos mais respeitados grupos de teatro brasileiros, sendo um dos responsáveis por ter elevado a qualidade do teatro de rua e delicadamente puxado para o alto o nível de tantos outros grupos que vieram depois.

Com 20 peças no currículo e mais de 1,4 milhão de espectadores, a trupe soube, em 30 anos de vida, ousar na medida e fazer um teatro acessível e de qualidade. Se não fosse assim, como explicar então o sucesso de, por exemplo, Romeu e Julieta? A peça estreou em 1992, com direção de Gabriel Villela e a proposta de ser uma versão abrasileirada do clássico de Shakespeare. Erudito com popular. Trinta anos depois, a remontagem é a principal atração da turnê comemorativa do grupo, que teve início em Belo Horizonte, passa neste mês por São Paulo e segue para o Rio.

Com dois espetáculos de rua e dois de palco, a turnê teve o seu pontapé inicial em Londres, na Inglaterra, onde a trupe apresentou o mesmo Romeu e Julieta no Globe Theatre, teatro inaugurado em 1599 pela companhia do bardo inglês. “A equipe do Globe nos chamou para fazer três apresentações da peça, todas com ingressos esgotados”, comemora Eduardo Moreira, ator que faz o Romeu e diretor do grupo. Sem tradução, a plateia entendeu cada cena e aplaudiu com entusiasmo no final, relata Moreira.

Da montagem de 1992, o espetáculo sofreu ajustes apenas no figurino. O grupo também se reencontrou com o diretor Gabriel Villela para alguns ensaios. A versão para a história de Shakespeare contextualiza a tragédia dos dois jovens apaixonados na cultura popular brasileira. Desde sua estreia, a peça já passou por 60 cidades e 9 países.

A turnê conta ainda com a exibição dos três espetáculos mais recentes do grupo – Eclipse (de 2011, com direção do russo Jurij Alschitz), Tio Vânia (de 2011, com direção de Yara de Novaes) e Till, a saga de um herói torto (de 2009, com direção de Júlio Maciel).

Da rua para os palcos

O Grupo Galpão tem sua origem no teatro de rua. Inspirados na companhia alemã Teatro Livre de Munique, os atores Wanda Fernandes, Teuda Bara, Antonio Edson e Eduardo Moreira resolveram se juntar para fundar o próprio teatro, em 1982. A primeira peça da cia., E a Noiva Não Quer Casar, foi apresentada no mesmo ano. A trupe trabalha com um formato inovador em suas peças, que são dirigidas ora por diretores convidados, ora pelos próprios integrantes. Para o ano que vem, o grupo prepara Os Gigantes da Montanha, de Pirandello, também com direção de Gabriel Villela.

Escrito por Paula De Marchi
Compartilhe

Mapa


     Se o mapa ou detalhes deste estabelecimento estão incorretos, entre em contato

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus