Time Out São Paulo

Concílio da Destruição

Em um cenário hightech, a cia. Les Commediens Tropicales ocupa um dos palcos do Sesc Pompeia

Este evento terminou

Concílio da Destruição

Preço de R$ 4 até R$ 16

Data Dom 17 Fev 2013

Horário de abertura Sex. e sáb., 21h; dom., 19h (fer., 18h); e no Carnaval, 10/2, 11/2 e 12/2, 21h.

Site de Concílio da Destruição

Sesc Pompeia
R. Clélia, 93, Pompéia

Telefone 3871-7700


Prepare-se para uma avalanche de cenas que se sobrepõem em um cenário que reproduz um set de filmagem. Há muito a que se prestar atenção (na peça) – nada que você já não tenha de fazer (na vida), certo? Eis, afinal, o argumento principal da peça Concílio da Destruição, da cia. Les Commediens Tropicales, assinada por Carlos Canhameiro: o excesso.

“É muita coisa para saber sobre arte, por exemplo”, disse ele, referindo-se a uma antiga conversa entre amigos sobre a infinidade de informação do assunto. O texto, surgido dessa reflexão, foi finalista do prêmio Luso-Brasileiro de Dramaturgia 2010 e é uma “provocação”. Apenas cinco obras de cada país serão escolhidas por um concílio para serem preservadas – todo o resto será destruído.

Um músico cria uma trilha sonora da peça ao vivo, aparentemente alheio em sua ilha de criação, enquanto os atores se posicionam diante de uma bancada fria, iluminada por luzes azuis e brancas, que ajudam a criar o ambiente austero. Uma concisa coreografia acontece enquanto cenas de mangá são transmitidas. É a tal avalanche artística, sendo documentada em vídeo, bem diante de seus olhos. Em seguida, diálogos frenéticos em situações surreais – imperdível vê-los se revezando como ‘funcionários públicos’, agindo com desdém, e como ‘cidadãos’, se queixando de plágios hilários.

E se “conhecer é filtrar”, como diz Umberto Eco sobre como lidar com o excesso de informação, então “é preciso criar uma teoria da filtragem”, sugere ele. Está dada a largada. 

  • Atenção, a peça terá dias e horários especiais durante o feriado de Carnaval nos dias 10, 11 e 12/2, às 21h.

Escrito por Evelin Fomin
Compartilhe

Mapa


     Se o mapa ou detalhes deste estabelecimento estão incorretos, entre em contato

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus