Time Out São Paulo

Nada Aconteceu, Tudo Acontece, Tudo está Acontecendo

Este evento terminou

Nada Aconteceu, Tudo Acontece, Tudo está Acontecendo

Preço de R$ 15 até R$ 30

Data 31 Ago 2013-01 Set 2013

Horário de abertura Sáb. e dom., 18h

Diretor Luiz Fernando Marques and Janaina Leite

Elenco Janaina Leite, Ronaldo Serruya, Rodolfo Amorim

Armazém XIX – Vila Maria Zélia
Rua Mário Costa, 13, Belém


Deixar de acompanhar o trabalho do Grupo XIX é não conhecer um dos pontos altos da cena teatral da cidade. No seu 12o ano de vida, a cia. elegeu como ponto de partida uma das obras mais icônicas de Nelson Rodrigues, Vestido de Noiva. O texto, que serve de base para uma dramaturgia original batizada de Nada Aconteceu, Tudo Acontece, Tudo está Acontecendo, transforma a sede do grupo em um grande espaço de eventos preparado para a cerimônia de casamento de Alaíde. Mas, antes, façamos uma pausa para falar da Vila Maria Zélia, uma espécie de condomínio industrial que desde 2004 é residência artística da cia.

Uma visita até o espaço, tombado desde 1992, é obrigatória para qualquer interessado na história da cidade. A Vila, praticamente uma microcidade, foi criada sob a justificativa de dar mais qualidade de vida aos operários da Companhia Nacional de Tecidos de Juta, em 1917. Foram construídas casas, estabelecimentos comerciais, duas escolas e até uma igreja – local estratégico para a peça. Localizada no bairro do Belém, na Zona Leste, a Vila Maria Zélia é uma volta no tempo, agora com suas construções desgastadas.

Em Nada Aconteceu..., o público é conduzido como convidado para a cerimônia e festa do casamento que está prestes a acontecer. São duas horas de agonia, dúvida e contradição passadas por Alaíde (vivida por Janaina Leite) antes que ela suba ao altar, confusa em relação ao amor pelo noivo (Rodolfo Amorim) e a atração pela vida libertina (libertária?) proporcionada simbolicamente pela Madame Clessy (Ronaldo Serruya). Na trama do Grupo XIX, a cafetina é transformada em um travesti. A encenação tem direção compartilhada entre Luiz Fernando Marques e Janaina Leite, além da parceria com Alexandre Dal Farra, que compôs a dramaturgia da peça juntamente com o grupo.

Escrito por Evelin Fomin
Compartilhe

Mapa


     Se o mapa ou detalhes deste estabelecimento estão incorretos, entre em contato

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus