Time Out São Paulo

Ifigênia em Táuris

Este evento terminou

Ifigênia em Táuris

Preço de R$ 20 até R$ 60

Data Dom 01 Jun 2014

Horário de abertura Dias 23, 28 e 30/5, às 20h; 25/5 e 1/6, às 17h

Theatro São Pedro
Rua Dr. Albuquerque Lins, 207, Santa Cecília

Telefone 3667-0499

Estações próximas
Marechal Deodoro

Em homenagem ao aniversário de nascimento do compositor alemão Christoph Willibald von Gluck (1714-1787), o Theatro São Pedro inicia sua temporada 2014 com a ópera ‘Ifigênia em Táuris’, tragédia lírica em quatro atos com libreto de Nicolas-François Guillard. A direção cênica é de Gustavo Tambascio e a direção musical e regência do maestro Alessandro Sangiorgi. A montagem traz no elenco destaques internacionais, como os argentinos Monica Ferracani (soprano) e Luciano Garay (barítono), além dos brasileiros Licio Bruno (baixo-barítono) e Luciana Bueno (mezzo-soprano).

As apresentações dos dias 30 de maio e 01 de junho terão recursos de acessibilidade comunicacional para pessoas com deficiência visual (audiodescrição), pessoas com deficiência auditiva e surdez (legendas e interpretação em Libras).

‘Ifigênia em Táuris’ é baseada na tragédia grega de autoria de Eurípedes (485 a.C-406 a.C.) e recria no palco o mito grego. O rei Agamenon, pouco antes de partir para a Guerra de Tróia, consulta o oráculo de Diana e descobre que os ventos não lhe serão favoráveis. Se ele quisesse obter sucesso, o preço a ser pago seria o sacrifício da própria filha Ifigênia.

No prólogo da ópera, vemos retratado o momento em que a deusa Diana salva Ifigênia da morte, transportando-a para um templo na distante Táuris. Ifigênia torna-se sacerdotisa da deusa, responsável pelo sacrifício dos estrangeiros que lá aportavam. Quinze anos depois, chega a Táuris Orestes, seu irmão, vítima de um naufrágio. Orestes e seu amigo Pílades são presos e levados à sacerdotisa, porém, neste momento, seu amor pelo irmão fala mais alto e ela não consegue concluir sua missão. Oriunda de uma família marcada pela violência e pelo sofrimento, ela se vê em conflito entre a lealdade aos preceitos de sua protetora e sua ligação com seu único parente vivo. 

Escrito por Time Out São Paulo editors
Compartilhe

Mapa


     Se o mapa ou detalhes deste estabelecimento estão incorretos, entre em contato

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus