IX Mostra Latino-Americana de Teatro de Grupo

1 Ago 2014-10 Ago 2014

Alê Catan/Divulgação
'Recusa'
Cena do espetáculo'Recusa', da companhia Balagan

Este evento terminou

Seis companhias internacionais representando países como México (Cia. Lagartijas Tiradas al Sol), Argentina (Banquete Escénico), Chile (Teatro Kimen), Uruguai (Murga Madre), Equador (Contraelviento Teatro) e França (GRRR - Risos, Raiva e Resistência), além de outras seis brasileiras — a gaúcha Cia. Stravaganza di Teatro, a potiguar Clowns de Shakespeare, a catarinense Experimentus Teatrais, a cearense Inquieta Cia. de Teatros, a mineira Espanca, e a paulista Balagan — participam da mostra que acontece em seis espaços culturais da cidade.

Em 2014, o evento descentralizou-se e vai alcançar mais cinco CEUS espalhados em três regiões de São Paulo, um centro cultural na Cidade Tiradentes, além do Centro Cultural São Paulo (CCSP).

Além dos espetáculos, o evento traz atividades paralelas que promoverão intercâmbios entre grupos teatrais, em que dez companhias paulistanas recebem, em suas sedes, dois ou três coletivos, entre nacionais e internacionais, programados nesta edição da mostra. Ainda nesse eixo paralelo do evento, haverá a Mesa Redonda 'Identidade Cultural: Somos a história que contamos?-, que terá como palestrantes Paula González Seguel (Teatro Kimen), Maria Thaís (Cia. Balagan), Patrícia Vallejos (Contraelviento Teatro), Silvero Pereira (Inquieta Cia. de Teatros), Marcelo Bones (Curador do evento) e Rudifran Pompeu (Presidente da Cooperativa Paulista de Teatro). 

O único grupo da Mostra que não é da América Latina é o convidado especial, sediado na França, GRRR - Risos, Raiva e Resistência. Fundado em Paris pela diretora argentina Susana Lastrero Prieto, o GRRR (em francês, Groupe Rires, Rage, Résistance) foi fundado em Paris, em 1998, por Susana Lastrero com a finalidade de juntar artistas latino-americanos e franceses. Nos últimos 15 anos, a companhia combinou os textos de Susana com stand-up comedy, cabaré e música e criou dez espetáculos que trazem em cena a memória latina.

Os ingressos para os espetáculos serão distribuídos gratuitamente uma hora antes do início das sessões, nas próprias bilheterias dos teatros.

Confira a programação completa no site facebook.com/CoopTeatro.

Serviço

Data 1 Ago 2014-10 Ago 2014

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus
 

© 2011 - 2016 Time Out Group Ltd. All rights reserved. All material on this site is © Time Out.