Time Out São Paulo

IX Mostra Latino-Americana de Teatro de Grupo

Este evento terminou

IX Mostra Latino-Americana de Teatro de Grupo

Data 01 Ago 2014-10 Ago 2014

Seis companhias internacionais representando países como México (Cia. Lagartijas Tiradas al Sol), Argentina (Banquete Escénico), Chile (Teatro Kimen), Uruguai (Murga Madre), Equador (Contraelviento Teatro) e França (GRRR - Risos, Raiva e Resistência), além de outras seis brasileiras — a gaúcha Cia. Stravaganza di Teatro, a potiguar Clowns de Shakespeare, a catarinense Experimentus Teatrais, a cearense Inquieta Cia. de Teatros, a mineira Espanca, e a paulista Balagan — participam da mostra que acontece em seis espaços culturais da cidade.

Em 2014, o evento descentralizou-se e vai alcançar mais cinco CEUS espalhados em três regiões de São Paulo, um centro cultural na Cidade Tiradentes, além do Centro Cultural São Paulo (CCSP).

Além dos espetáculos, o evento traz atividades paralelas que promoverão intercâmbios entre grupos teatrais, em que dez companhias paulistanas recebem, em suas sedes, dois ou três coletivos, entre nacionais e internacionais, programados nesta edição da mostra. Ainda nesse eixo paralelo do evento, haverá a Mesa Redonda 'Identidade Cultural: Somos a história que contamos?-, que terá como palestrantes Paula González Seguel (Teatro Kimen), Maria Thaís (Cia. Balagan), Patrícia Vallejos (Contraelviento Teatro), Silvero Pereira (Inquieta Cia. de Teatros), Marcelo Bones (Curador do evento) e Rudifran Pompeu (Presidente da Cooperativa Paulista de Teatro). 

O único grupo da Mostra que não é da América Latina é o convidado especial, sediado na França, GRRR - Risos, Raiva e Resistência. Fundado em Paris pela diretora argentina Susana Lastrero Prieto, o GRRR (em francês, Groupe Rires, Rage, Résistance) foi fundado em Paris, em 1998, por Susana Lastrero com a finalidade de juntar artistas latino-americanos e franceses. Nos últimos 15 anos, a companhia combinou os textos de Susana com stand-up comedy, cabaré e música e criou dez espetáculos que trazem em cena a memória latina.

Os ingressos para os espetáculos serão distribuídos gratuitamente uma hora antes do início das sessões, nas próprias bilheterias dos teatros.

Confira a programação completa no site facebook.com/CoopTeatro.

Escrito por Time Out São Paulo editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus