Time Out São Paulo

Cavalleria Rusticana e Pagliaci

Este evento terminou

Cavalleria Rusticana e Pagliaci

Preço de R$ 40 até R$ 100

Data 28 Out 2014-29 Out 2014

Buy tickets for Cavalleria Rusticana e Pagliaci

Praça Ramos de Azevedo, s/n, Centro

Telefone 11 3397-0300

Estações próximas
Metrô Anhangabaú

Os espetáculos são dois grandes títulos do verismo italiano. Cavalleria Rusticana, de Pietro Mascagni (1863-1945), e Pagliacci, de Ruggero Leoncavallo (1857 - 1919), são tradicionalmente apresentadas juntas. As montagens são regidas pelo maestro norte-americano Ira Levin, com participação do Coro Lírico Municipal e do Coro Infantil da Escola Municipal de Música (Pagliacci), além de grande elenco de solistas.

Para montagem de Pagliacci o diretor cênico William Pereira optou por uma atualização da história trágica da companhia circense que, dessa vez, será ambientada na década de 1980. "Se em algumas óperas o contexto histórico é determinante para a ação, isto não acontece com Pagliacci, que poderia ser perfeitamente acontecer em qualquer periferia de uma grande metrópole", destaca Pereira.

O estilo verista - que usa o realismo, algumas vezes sórdido ou violento, retratando a vida cotidiana de pessoas comuns - é o fio condutor desta montagem que, segundo o diretor, vai além de uma crônica da vida circense. "É uma obra sobre a violência humana", afirma.

Seguindo o mesmo viés do verismo italiano, a remontagem da Cavalleria Rusticana é considerada um marco do início dessa estética realista. Na montagem de Maestrini, a ação é transferida para o campo. Com cenários luminosos, a montagem realça o modo de vida e a religiosidade enraizada de uma pequena comunidade conservadora siciliana.

No elenco estão artistas como a mezzo-soprano finlandesa Tuija Knihtlä, que na temporada de 2013 foi Amneris na ópera Aida; o tenor chileno Giancarlo Monsalve, que já cantou nos palcos do Royal Opera House e Covent Garden em Londres; o também tenor Walter Fraccaro, que recentemente passou pelos palcos do Scala de Milão e Metropolitan de Nova York; e a mezzo-soprano brasileira Lidia Shäffer, integrante do Coro Lírico Municipal, que interpretará Mamma Lucia.

Escrito por Time Out São Paulo editors
Compartilhe

Mapa


     Se o mapa ou detalhes deste estabelecimento estão incorretos, entre em contato

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus