KARAMÁZOV

12 Dez 2014-15 Dez 2014

Bob Sousa/Divulgação
'Os Irmãos'
Cena da peça 'Os Irmãos'

Este evento terminou

A Companhia da Memória, criadora de Rosa de vidro e Nomes do Pai, estreia seu mais novo trabalho, composto por três espetáculos: Uma Anedota Suja, Os irmãos e Os Meninos, a partir, respectivamente, das obras 'Uma História Lamentável' e 'Os Irmãos Karamázov', de Fiódor Dostoiévski. Além da temporada que ficará em cartaz até dia 15 de dezembro, haverá o Ciclo de encontros gratuito “Os Irmãos Karamázov: um romance múltiplo”, nos dias 07, 14 e 28 de novembro, sexta-feira às 21h, destinado a refletir sobre o último romance de Fiódor Dostoiévski.

Última obra de Dostoiévski, 'Os Irmãos Karamázov', escrito em 1879, é um romance monumental, tido por muitos como a obra-prima do escritor. Marco da literatura universal, a obra influenciou pensadores como Nietzsche e Freud – que o considerava “o maior romance já escrito”.

KARAMÁZOV é em si um múltiplo polifônico de linguagens artísticas e pontos de vista a respeito de um mesmo tema: o assassinato do Pai. Literatura que instiga a criação teatral, KARAMÁZOV é impulsionado pelo romance russo de Dostoiévski, que no século XIX vaticinou as agruras do Estado-nação como organização social e que, posteriormente, no século XX, começaria a experimentar.

As peças Uma Anedota Suja, Os Irmãos e Os Meninos são independentes entre si, mas formam em conjunto a obra KARAMÁZOV. A primeira é uma recriação do conto 'Uma História Lamentável' do mesmo Dostoiévski. É o espetáculo-prólogo e embrião filosófico das outras duas peças. A segunda e a terceira, Os Irmãos e Os Meninos, são recriações do romance 'Os Irmãos Karamázov'.

O sobrenome Karamázov, pode ser derivado do substantivo tártaro-turco kara, que significa preto, negro. Pode também derivar do russo kara, que significa castigo, e maz, radical do verbo mazat, que significa sujar, emporcalhar, lambuzar, pintar mal, borrar, errar o alvo no tiro, dando a ideia de castigo lambuzado.

Confira a programação e ficha completa dos espetáculos

Uma Anedota Suja - Sex e sab, 20h; dom, 17h; seg, 19h
Os Irmãos - Sex e sab, 21h30; dom, 18h30; seg, 20h30
Os Meninos - Sex e sab, 23h30; dom, 20h30; seg, 22h30

Karamázov: Uma anedota suja
Dir. Ruy Cortez
Atores: Rafael Steinhauser e Jean Pierre Kaletrianos.
Espetáculo prólogo, criado a partir do conto Uma história lamentável, é o embrião filosófico das outras duas peças. O funcionário público Ivan Illitch Pralinski, depois de beber demais com dois colegas, resolve por em prática sua teoria filosófica baseada na vontade de praticar a bondade com pessoas de baixo estatuto social e, para isso, invade no meio da noite, a festa de casamento de Porfíri Petróvitch Pseldonímov, seu subordinado.
*Não haverá sessão nos dias 07, 14 e 28/11.

Karamázov: Os irmãos
Dir. Ruy Cortez
Atores: Antonio Salvador, Eduardo Osório, Marcos de Andrade e Ricardo Gelli.
Espetáculo central, criado a partir do romance Os irmãos Karamázov, narra a história da rica família do comerciante Fiódor Pávlovitch Karamázov. Gira em torno do parricídio – o pai é morto por um dos filhos. É centrado nas relações entre o pai devasso Fiódor Karamázov e seus quatro filhos: Aliócha, puro e místico; Ivan, intelectual e atormentado; Dmitri, orgulhoso, lascivo e apaixonado e Smerdiakóv, bastardo e epilético.
*Não haverá sessão nos dias 07, 14 e 28/11.

Karamázov: Os meninos
Dir. Ruy Cortez
Atores: Antonio Salvador, Eduardo Osório, Marcos de Andrade e Ricardo Gelli.
Espetáculo epílogo, criado a partir do romance Os irmãos Karamázov, narra a história da miserável família do capitão Snieguerióv. Um grupo de crianças de uma cidade do interior da Rússia, chora, celebra e enterra Iliúchetchka, um miserável menino que morreu tuberculoso.
*Não haverá sessão nos dias 07, 14 e 28/11.

Ciclo de encontros “Os Irmãos Karamázov: um romance múltiplo”
Dias 07, 14 e 28 de novembro, às 21h
Grátis
O ciclo de encontros é uma ação formativa e gratuita, destinada a refletir sobre o último romance de Fiódor Dostoiévski e está diretamente vinculada à estreia e temporada do espetáculo teatral KARAMÁZOV.

07 de Novembro (21h) – “Os Irmãos Karamázov: um romance hagiográfico”
Apresentação e mediação: Profa. Dra. Elena Vássina (FFLCH- USP)
Palestrante convidado: Prof. Dr. Luiz Felipe Pondé (FAAP- PUC/SP)

14 de Novembro (21h) – “Os Irmãos Karamázov: um romance tragédia”
Apresentação e mediação: Profa. Dra. Elena Vássina (FFLCH- USP)
Palestrante convidado: Prof. Dr. Paulo Sérgio de Jesus Costa (UFSM)

28 de Novembro (21h) – “Os Irmãos Karamázov: um romance polifônico”
Apresentação e mediação: Priscila Gontijo (atriz e dramaturga)
Palestrante convidado: Profa. Dra. Fátima Bianchi (FFLCH-USP)

Serviço

SP Escola de Teatro
Endereço Pça Roosevelt, 210

Centro, São Paulo

Telefone 3775.8600

Data 12 Dez 2014-15 Dez 2014

Mapa


     Se o mapa ou detalhes deste estabelecimento estão incorretos, entre em contato

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus
 

© 2011 - 2016 Time Out Group Ltd. All rights reserved. All material on this site is © Time Out.