A última e mais divertida ópera do compositor italiano Giuseppe Verdi, Falstaff, com libreto de Arrigo Boito, é o terceiro título da Temporada 2015 do Theatro São Pedro. A remontagem de Pierluigi Vanelli tem direção musical do maestro Silvio Viegas.
A ópera foi montada pela primeira vez em 1893, no Teatro Allla scala, de Milão, e trata da história cômica, sobre honra e vingança, baseada em 'As Alegres Comadres de Windsor', de William Shakespeare. Falstaff, personagem que intitula a ópera, é um homem de caráter duvidoso, que costuma se vangloriar de suas mentiras. Ao longo de três atos ele tenta conquistar mulheres casadas, invade casas e demite seus empregados, tornando-se o alvo da vingança de todos a quem prejudicou.
Para a montagem, Falstaff terá interprete o barítono Rodolfo Giugliani. O rico senhor Ford será vivido pelo também barítono Douglas Hahn. Alice Ford ganha interpretação da soprano Edna D'Oliveira. Nannetta, a filha do casal Ford, ganha voz com a soprano Roseane Soares. O elenco conta ainda com os cantores Anibal Mancini, Ernane Dias, Daniel Umbelino, Raphael Domeniche, Andreia Souza e Ednéia de Oliveira.