Incêndios

24 Set 2015-27 Set 2015

Divulgação

Este evento terminou

Destaque do MIRADA - Festival Ibero-americano de Artes Cênicas de Santos em 2012, a peça do dramaturgo libanês Wajdi Mouawad parte do mito de Édipo para refletir as relações familiares e conflitos internos. Dirigida por Hugo Arrevillaga Serrano, Incêndios chega a São Paulo em curta temporada de oito sessões no Teatro do Sesc Pompeia.

A peça conta a história de Nawal e seus filhos gêmeos, Júlia e Simón. Entre os pedidos de seu testamento, estão o de ser enterrada nua e com a face virada para o solo. Além disso, seu caixão não deve conter identificação, já que deixou promessas por cumprir. A seus filhos, deixa a missão de entregar duas cartas, uma para o pai, que até então pensavam estar morto, e outra destinada a um terceiro irmão, de quem tampouco sabiam da existência.

A mudez voluntária dos últimos anos da vida de Nawal só é entendida a partir da leitura das cartas que, surpreendentemente, destinam-se a mesma pessoa. O diretor descreve que "partindo do mito de Édipo e o levando aos campos de batalha do Oriente Médio, Wajdi Mouawad elabora uma tragédia contemporânea, gerando um texto incendiário que nos deixa completamente vulneráveis a nós mesmos, à nossa memória, a nossos medos, dúvidas e certezas, mas com a possibilidade de esperança como último ato de justiça e redenção".

Com mais de cento e quarenta apresentações por diversas partes do México e do mundo, o espetáculo completa seis anos de vida em 2015. Participou de importantes festivais internacionais, como o Festival Iberoamericano de Teatro de Bogotá (2012), o Festival MIRADA de Santos (2012), Festival Internacional de Teatro Sibiu na Romênia (2012) e o Festival Internacional de Teatro World Stages, realizado no Kennedy Center, em Washington (EUA) em 2014.

Prêmio do Governador do Canadá (máxima distinção literária desse país) e Cavaleiro das Artes na França, Mouawad se destaca como um dos grandes dramaturgos contemporâneos no cenário internacional. Incêndios é a segunda parte de uma tetralogia escrita por ele, chamada de O Sangue de Promessas e cuja única finalidade foi a de se aprofundar nas dúvidas ancestrais dos seres humanos. O autor lança a possibilidade de sobrevivência a partir dos atos mais naturais e generosos do homem: a transmissão do conhecimento por meio do ensinamento e da herança e a transmissão da memória através da narração de histórias e do fortalecimento dos laços entre os seres humanos.

Serviço

SESC Pompeia


Endereço Rua Clélia, 93

Pompéia, São Paulo

Telefone 3871-7700

Site de SESC Pompeia

Preço de R$ 12 até R$ 40

Data 24 Set 2015-27 Set 2015

Horário de abertura Qui. a sáb., 20h; dom., 18h.

Buy tickets for Incêndios

Mapa


     Se o mapa ou detalhes deste estabelecimento estão incorretos, entre em contato

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus
 

© 2011 - 2016 Time Out Group Ltd. All rights reserved. All material on this site is © Time Out.