Lohengrin

Ter 20 Out 2015

Heloisa Ballarini/Divulgação

Este evento terminou

Ópera em três atos do compositor alemão Richard Wagner (1813-1883), Lohengrin é o sexto título da temporada lírica 2015 do Theatro Municipal de São Paulo. A montagem é a primeira versão do diretor Henning Brockhaus para a dramaturgia de Wagner. A regência e direção musical ficam a cargo do maestro John Neschling.

“Lohengrin é uma opera muito difícil. Eu já vi várias versões, sem entender profundamente quem é este personagem e até mesmo o cisne, porque a história é frequentemente contada de uma maneira realística. Na minha opinião, todas as óperas de Wagner não são histórias realistas mas parábolas e se faz necessária uma outra linguagem, mais simbólica, dos sonhos”, afirma Brockhaus.

Quem assina a cenografia é o renomado artista grego Jannis Kounellis. Para os cenários, o artista escolheu fazer grandes instalações, que servem até mesmo para representar a figura do famoso cisne – em seu lugar entrará em cena um cubo de metal, com referências à ave; uma grande parede de instrumentos, e outra com peças de roupas em tons escuros fazem parte do cenário. “Eu escolhi para a cenografia este grande artista porque sua linguagem é a linguagem simbólica. Para isso, ele inventa espaços que dão certo para eu contar a história”, conta Brockhaus.

Interpretando o personagem título, está Tomislav Muzek. Marion Ammann viverá Elsa von Brabant e Tómas Tómasson será Friedrich von Telramund. Marianne Cornetti, Luiz–Ottavio Faria, Carlos Eduardo Marcos, Miguel Geraldi, Walter Fawcett, Sebastião Teixeira, Leonardo Pace, Elaine Caserh, Elaine Moraes, Keila de Morais e completam o primeiro elenco.

Lohengrin
A ópera romântica em três atos do compositor alemão Richard Wagner, responsável também pelo libreto. A trama é ambientada durante a primeira metade do século X no Ducado de Brabante (na atual região de Antuérpia, Bélgica) e foi apresentada pela primeira vez na Alemanha, em 1850, com direção de Franz Liszt. A história teve inspiração em uma novela germânica medieval.

O primeiro ato começa com a chegada do rei Henrique I, da Germânia, ao Ducado de Brabante. Ali ele encontra o conde Friederich de Telramund, regente dos herdeiros daquele reino – o duque Gottfried, menor de idade e herdeiro do trono, e da irmã dele, Elsa. Após Gottfried desaparecer misteriosamente, Telramund, envenenado por sua esposa (Ortrud), acusa Elsa de assassinar o irmão e usa este fato de motivo para assumir o trono. Entra em cena um cavaleiro misterioso para ajudar Elsa na missão de provar sua inocência. Em troca, ele pede que nunca pergunte seu nome e/ou sua origem.

No segundo ato, o casal Telramund e Ortrud vaga depois de terem sido moralmente expulsos da comunidade. Enquanto isso, Elsa e o cavaleiro misterioso se casam. No ato final, acontecem as cenas mais dramáticas – Elsa, envenenada por Ortrud, rompe o pacto e faz as perguntas proibidas ao marido. Ele, então, revela sai verdadeira identidade: Lohengrin, filho do rei Parsifal.

Serviço

Teatro Municipal


Endereço Praça Ramos de Azevedo, s/n

Centro, São Paulo

Estações próximas Metrô Anhangabaú

Telefone 11 3397-0300

Site de Teatro Municipal

Preço de R$ 50 até R$ 120

Data Ter 20 Out 2015

Horário de abertura Ter. a sáb., 20h; dom., 18h.

Buy tickets for Lohengrin

Mapa


     Se o mapa ou detalhes deste estabelecimento estão incorretos, entre em contato

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus
 

© 2011 - 2016 Time Out Group Ltd. All rights reserved. All material on this site is © Time Out.