Time Out São Paulo

Lady Macbeth do Distrito de Mtsensk

Este evento terminou

Lady Macbeth do Distrito de Mtsensk

Preço de R$ 50 até R$ 160

Data 12-17 Jul

Horário de abertura Ter a sáb, 20h; dom., 17h.

Buy tickets for Lady Macbeth do Distrito de Mtsensk

Theatro Municipal
Praça Ramos de Azevedo, s/n, República

Telefone 3053-2100

Estações próximas
República e Anhangabaú

A ópera de Dmitri Shostakovich é a nova atração da temporada lírica do Theatro Municipal. À frente da Orquestra Sinfônica Municipal (OSM) está Vladimir Ponkin, também responsável pela direção musical. Dmitry Bertman é o diretor cênico e Igor Nezhny é o responsável pela cenografia. A montagem é uma produção original do Teatro Helikon-Opera da cidade de Moscou.

Dividida em quatro atos, 'Lady Macbeth do Distrito de Mtsensk' teve sua estreia realizada em janeiro de 1934, no teatro Mály de Ópera, de Leningrado. A partir de então, percorreu com sucesso as maiores casas de ópera do mundo – Moscou, Nova Iorque, Filadélfia, Londres, Paris... Até o final de 1935 ela já havia sido encenada cerca de 180 vezes apenas na Rússia.

Mas, no ano seguinte, a ópera desapareceu. Após um devastador artigo do jornal Pravda, de 28 de janeiro de 1936, intitulado “Bagunça ao invés de Música”, escrito provavelmente a mando do governo stalinista, 'Lady Macbeth do Distrito de Mtsensk' caiu no ostracismo. Considerada pelo regime como “amoral”, a obra foi proibida pela censura do regime por quase três décadas. Sobre ela, Shostakovich escreveu “Essa ópera fala de amor, mas não apenas de amor. Ela descreve como o amor poderia ser sem um mundo cheio de mesquinharia”.

O libreto é inspirado na novela de mesmo nome escrita por Nikolai Leskov, em 1865. O enredo é ambientado na Rússia do século XIX e narra a história da jovem Katerina Lvovna Izmaylova, que vive um casamento infeliz e monótono com o comerciante Boris Timofeevich Izmailov. Após uma viagem de Boris, Katerina acaba por se envolver com um dos funcionários do comerciante, Serguei. A partir daí se desenrolam os acontecimentos mais sombrios da trama, com uma sucessão de assassinatos, culminando na prisão do casal de amantes.

Escrito por Time Out São Paulo editors
Compartilhe

Mapa


     Se o mapa ou detalhes deste estabelecimento estão incorretos, entre em contato

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus