Time Out São Paulo

Elektra

Este evento terminou

Elektra

Preço de R$ 50 até R$ 160

Data Qui 20 Out

Horário de abertura Ter. a sáb., 20h; dom., 17h.

Buy tickets for Elektra

Teatro Municipal
Praça Ramos de Azevedo, s/nº, República

Telefone 3053-2090

Estações próximas
República e Anhangabaú

Após a remontagem de 'La Bohème' e a encenação russa de 'Lady Macbeth do Distrito de Mtsensk', esta é a primeira montagem inédita da temporada lírica 2016 do Teatro Municipal. O libreto, uma adaptação da peça escrita pelo poeta Hugo von Hofmannsthal, recria a narrativa do mito grego de Electra. Uma das mais prestigiadas criações do compositor alemão Richard Strauss, a ópera coloca foco nas relações e na psicologia dos personagens.

Ópera em um único ato, sem intervalos, Elektra teve sua estreia em 25 de janeiro de 1909 em Dresden, na Alemanha. O enredo é ambientado em Micenas, logo após a Guerra de Troia. Agamêmnon, um dos heróis da guerra, ao voltar pra casa é assassinado pela esposa Clitemnestra com ajuda do amante. Elektra, uma das filhas de Agamêmnon e Clitemnestra, deseja matar a mãe por vingança pela morte de seu pai.

Na produção levada ao palco do Municipal, os personagens deixam de ser vilões e heroínas e se tornam figuras complexas e contraditórias da vida real contemporânea. A ópera sai da questão moral, do “se é justo ou não matar?”, e adentra as relações de uma família emocionalmente destruída e que não consegue sair de um ciclo de sofrimento.

Fazendo um paralelo com o cinema, a montagem de Elektra se inspira em características dos filmes de Ingmar Bergman e Lars von Trier, famosos por retratarem personagens complexos e suas angústias. Temas como a solidão e a busca existencial de sentido para a vida, presentes na produção desses cineastas, poderão ser identificados pelo público na ópera.

Escrito por Time Out São Paulo editors
Compartilhe

Mapa


     Se o mapa ou detalhes deste estabelecimento estão incorretos, entre em contato

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus