Teatro Municipal

Livro conta história de um dos pontos mais importantes da cultura brasileira

Cristiano Mascaro

As celebrações do centenário do Teatro Municipal continuam com o lançamento do livro "Theatro Mvnicipal de São Paulo: 100 anos – Palco e plateia da sociedade paulistana", e abertura de uma exposição homônima. Produzida e editada pela Dado Macedo Produções Artísticas (DMP), a obra é assinada pela pesquisadora e jornalista ganhadora do Jabuti, Márcia Camargos. Além dos relatos históricos, o livro traz imagens de relíquias do acervo – em grande parte, inéditas ao público – e conta com novos registros sob a ótica do renomado fotógrafo Cristiano Mascaro.

O Municipal voltou à ativa em setembro deste ano, quando comemorou o centenário. O prédio foi fechado por dois anos para passar por sua terceira reforma, o que incluiu a restauração de todo o edifício e a modernização do palco.

Ao longo de sua história, já passaram pelo seu palco Maria Callas, Enrico Caruso, Arturo Toscanini, Claudio Arau, Arthur Rubinstein, Ana Pawlova, Nijinsky, Isadora Duncan, Nureyev, Margot Fonteyn, Baryshnikov, Duke Ellington e Ella Fitzgerald, dentre outros.

O local também foi cenário do movimento que promoveu uma das maiores transformações culturais do país: a Semana de Arte Moderna de 1922.

Pontos de venda

O livro (R$ 98) pode ser comprado no site teatromunicipal100anos.com.br. No dia 2 de dezembro, será lançado para o público na Livraria Cultura.

Escrito por Time Out São Paulo editors
 

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus
 

© 2011 - 2016 Time Out Group Ltd. All rights reserved. All material on this site is © Time Out.