Time Out São Paulo

Nise da Silveira - Senhora das Imagens

O novo espetáculo do diretor Daniel Lobo não estava escrito nas estrelas – mas poderia. Da ideia até a concepção de ‘Nise da Silveira – Senhora das Imagens’, que estreia este mês depois de temporada no Rio de Janeiro e outras três cidades, é evidente o conjunto de coincidências, ou “sincronicidades”, como ele aponta, que integrou o processo.

Em 2008, Lobo lia o jornal quando se deparou com a notícia do aniversário de dez anos de morte da psiquiatra Nise. Sentiu ali mesmo, “por intuição”, que deveria escrever e dirigir uma peça sobre ela. Nascida em Maceió e radicada no Rio, ela fugia dos padrões da época, tratando esquizofrênicos por meio da arte. “Eles transportavam para o quadro o mundo das imagens do inconsciente que Nise decifrava”, diz Lobo, dono de um Prêmio APCA por ‘O Menino Detrás da Nuvem’.

Durante uma aula de ioga, ele conheceu a atriz Mariana Terra, filha do psiquiatra Raffaele Infante, que, por sua vez, era discípulo de Nise. A atriz convivia com a psiquiatra quando era criança. E, vinte anos antes, Lobo havia conhecido Infante.

Para reforçar o time, bem como o caráter multimídia, foram escaladas participações estreladas. A bailarina Ana Botafogo assina a coreografia, Carlos Vereza é a voz em off de Carl G. Jung (mentor de Nise), a trilha sonora é do pianista João Carlos Assis, e Ferreira Gullar e Zé Celso dão depoimentos em vídeo. 


Teatro Eva Herz Av. Paulista, 2.073, 3170-4059. Qua. e qui., 21h. R$
50. 90 min. 16 anos. Estreia, 2/2. Até 29/3
.
 

Escrito por Alice Rangel
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Os filmes da semana – 01/12/2016

Ceia de Natal da Casa Santa Luzia

Rodízio de brigadeiro