Time Out São Paulo

10 praias (quase) desertas próximas a SP

Curta um verão tranquilo sem ter de encarar uma viagem longa.

Verão, calor, muito sol e o que a gente quer? Praia e brisa do mar. Se você é da turma que prefere as mais reservadas, exclusivas e desertas possíveis, uma boa notícia: o litoral norte de SP possui muitas nesse estilo mais selvagem. De Bertioga a Ilhabela e Ubatuba, confira 10 praias (quase) desertas e próximas a SP para conhecer neste verão:

Praia de Itaguaré, Bertioga
Itaguaré é uma das praias mais selvagens e desertas de São Paulo. Por lá, o visitante não encontra nenhum tipo de infraestrutura, apenas uma extensa faixa de areia com águas cristalinas e limpas. Localizada em Bertioga, o acesso ao local se dá por uma trilha de curta duração, que parte de dentro de Riviera de São Lourenço (ao final da praia) ou através da Rodovia. Basta passar a entrada de Riviera, seguir em frente e, ao notar uma entrada com portaria e placas para Itaguaré e São Lourenço, entre a sua direita.

Praia de Massaguaçu, Caraguatatuba
A Praia de Massaguaçu não é muito conhecida, embora seja incrivelmente limpa e bonita. Suas águas cristalinas atraem golfinhos e baleias - quem tiver sorte consegue até ver uma! Ela fica em Caraguatatuba, no sentido Ubatuba. Em alguns pontos, a praia é totalmente isolada, sem restaurantes e bares. Já mais pro começo, é possível encontrar alguma infraestrutura.

Praia de Calhetas, próximo a Maresias
Não muito conhecida por ser um pouco “escondida”, a Praia de Calhetas fica a 10 km de Maresias e é uma das mais charmosas do Litoral Norte. Fica entre as praias de Toque Toque Pequeno e Toque Toque Grande, próximo ao km 144 da rodovia. O acesso é feito por um condomínio e não é permitida a entrada de carros (a não ser dos condôminos que moram por lá). Para chegar até ela, é preciso fazer uma trilha de intensidade leve de cerca de 15 minutos numa estrada pavimentada. Ela é pequena, selvagem, quase deserta e apaixonante. Parece uma ilha, já que tem uma faixa de areia ladeada pelo oceano dos dois lados, criando um visual deslumbrante.

Praia do Bonete, Ilhabela
A praia paradisíaca em Ilhabela é bem difícil de chegar. É necessário pegar uma trilha de cerca de 4 horas (numa distância de 12 km), que revela uma das praias mais bonitas do Brasil. É possível fazer o passeio de barco, lembrando que o local é uma vila de pescadoras, ou seja, não possui quase nenhuma infraestrutura.

Praia de Castelhanos, Ilhabela
Considerada uma das praias mais belas do País, a Praia de Castelhanos é também a favorita da turma off road. Isso porque o acesso principal é por uma estrada de 22km e só veículos 4×4, motos ou bicicletas são permitidos. Mas a aventura vale a pena. Suas águas azuis cristalinas em uma paisagem praticamente intocada são inesquecíveis. De lá saem trilhas para praias próximas, como a da Figueira e para a Cachoeira do Gato, uma das maiores da Ilha.

Praia da Fome, Ilhabela
Ao norte de Ilhabela, entre as praias do Jabaquara e do Poço, a Praia da Fome é tranquila e costuma ser vazia. Com mar calmo e muitas árvores, é ideal para quem gosta de mergulhar. Costuma ser mais frequentada por moradores locais. Para chegar por terra, há uma trilha que sai do Jabaquara e dura cerca de 40 minutos. De barco, partindo da praia do Perequê, o passeio leva cerca de 20 minutos.

Praia Pacuíba, Ilhabela
A Praia de Pacuíba é considerada por muitos um tesouro escondido de Ilhabela. Pequena e um pouco distante da estrada (de terra), conta com um macio gramado e a cobertura de várias árvores, o que dispensa o uso de guarda-sol. Esse paraíso está entre as praias da Armação e do Jabaquara. O acesso é por uma estreita trilha a partir da estrada de terra.

Praia Brava de Fortaleza, Ubatuba
Diferente do nome, a Praia Brava de Fortaleza tem um mar calmo e tranquilo. Mas a cereja no bolo é uma modesta piscina natural no canto direito da praia, ideal para ver peixinhos. Está localizada ao lado da Praia de Fortaleza, em Ubatuba, e tem acesso pela BR 101, no km 64,5 através de uma pequena trilha.

Praia das Bicas, Ubatuba
Com uma pequena faixa de areia, a Praia das Bicas é provavelmente uma das mais desertas de Ubatuba. Um rio passa pelo local, transformando a paisagem com o encontro das águas. No lado direito da praia, existe uma pequena bica de água doce - que batizou o local. Seu acesso é feito por uma trilha, que sai do lado esquerdo da Praia da Fazenda.

Trilha das Praias Desertas, Ubatuba
A Trilha das Praias Desertas, como diz o nome, é um percurso de dificuldade média de, aproximadamente, 10 km que percorre a Serra do Mar e passa por 7 praias incrivelmente paradisíacas e desertas. Muitas delas não possuem acesso até a areia, mas que valem o passeio por conta da beleza. A trilha parte da Praia da Fortaleza e termina na Praia da Lagoinha. É fácil de percorrê-la, porque é reta e não precisa do acompanhamento de um guia turístico. A dica é, ao final do percurso, contratar um barco (taxi boat) para fazer o caminho de volta, caso não queira percorrer os outros 10 km.

Escrito por Time Out São Paulo editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

A Forma da Água: crítica do filme

Os filmes da semana – 16/11/2017

11 anos do JazzNosFundos