Time Out Viagem

Informações Úteis

Como se locomover pela cidade

Transporte público

Circular em Buenos Aires é relativamente fácil e barato. Os Colectivos (ônibus urbanos) rodam com freqüência, cobrem toda a capital e oferecem serviços 24 horas, enquanto que o Metrô (Subte) – com uma rede subterrânea pequena mas confiável – é a alternativa mais rápida.


Táxis e remises

Os táxis em Buenos Aires têm preços razoáveis e são numerosos (exceto nos horários de pico em dias de chuva). Entretanto, os visitantes devem tomar muito cuidado ao fazer corridas longas, para não correrem riscos de serem roubados por um motorista não licenciado. Assim, recomenda-se usar somente os serviços de um rádio-táxi ou um remise (carros licenciados com motorista particular).

Rádio-táxis

Pidalo 4956 1200. AR$1,40/chamada.
Radio Taxi Premium 4374 6666.
Remises
Remises Blue 4777 8888.
Remises Recoleta Vip 4804 6655.


Metrô (Subte)

A rede de trens subterrâneos de Buenos Aires, em operação desde 1912, é chamada o Subte. É a forma rápida, mais barata e mais fácil de chegar à cidade durante o dia, embora possa ficar muito lotado de manhã e de tarde nos horários de pico. O serviço funciona das 5h às 22h30 (das 8h às 22h aos domingos). A maior parte da cidade não é servida pela rede, inclusive algumas áreas turísticas importantes como Recoleta e Palermo Viejo. Um bilhete simples para qualquer local custa apenas AR 0,70. Os cartões magnéticos, válidos para 1 a 30 viagens poderão ser comprados nas boleterías (bilheterias), localizadas dentro das estações. Para reclamações ou sugestões, ligar para Metrovías 0800 555 1616. Acesse www.metrovias.com.ar para atualizações sobre os serviços.


Trens

Os trens que fazem a conexão entre os subúrbios do norte e o centro da cidade são modernos e providos de ar condicionado, ao passo que os que servem o sul são mais precários. Os trens que ligam a capital a província de Buenos Aires não são melhores, porém, dispõem de três classes: turista (assentos de madeira); primera (assentos estofados); e pullman (assentos especiais e ar-condicionado). Há várias empresas privadas que operam os trens, dificultando a obtenção de horários, preços e informações necessárias. As principais estações são:

Constitución
General Hornos 11, Constitución. Os trens que partem de Constitución destinam-se ao sul. Metropolitano (informações gratuitas para passageiros: 0800 122 358736/4018 0719) oferece serviços na linha Roca à província de Buenos Aires, La Plata, Glew, Ezeiza (20 minutos do aeroporto com conexão com ônibus) e Temperley. Ferrobaires (informações para passageiros 4306 7919) opera serviços de longa distância a destinos na costa da província de BA: Mar del Plata, Tandil e Bahía Blanca.

Retiro
Ramos Mejía 1508, Retiro. Os trens partem para o norte e oeste de Retiro, na realidade são três estações em uma, conhecidas pelos seus antigos nomes: Mitre, Belgrano e San Martín. A Mitre, Trenes de Buenos Aires (TBA –informações para passageiros 4317 4407/4445) opera serviços a Tigre, com conexões para Capilla del Señor, José León Suárez e Bartolomé Mitre (em Olivos). Há um serviço semanal para Rosario, província de Santa Fe. A Belgrano, Ferrovias (informações para passageiros 4511 8833) operam serviços para Villa Rosa. A San Martín, Transportes Metropolitanos (informações para passageiros 4011 5826) oferece um serviço para Pilar.

Escrito por Time Out Viagem editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Tailândia, Cores e Sabores

Atrações do Pantanal

Cinque Terre