Dubai

Guia Dubai - As melhores dicas de hotéis, restaurantes, bares e passeios em Dubai

Onde ficar

Os hotéis de Dubai podem não ser baratos, mas oferecem muito em troca de seu dinheiro

Shutterstock

Os hotéis em Dubai vão muito além de simplesmente lugares para descansar. Como, na maioria das vezes, só os hotéis podem ter restaurantes e bares onde a bebida alcoólica é permitida, eles acabam sendo a espinha dorsal da vida social tanto entre os moradores locais como entre os turistas.

É muito comum os visitantes gastarem mais tempo relaxando nos melhores resorts de Dubai do que explorando a cidade. Mais do que luxo, vários hotéis incorporam o gosto do emirado pelo espetáculo arquitetônico. Hotéis que são referências mundiais, como o Burj Al Arab e o Jumeirah Emirates Towers se tornaram símbolos da cidade, recebendo reconhecimento internacional.

E mais, muito mais, ainda está por vir. Como o Burj Dubai, que será o prédio mais alto do mundo, o Palm Island, prometendo cerca de 60 ou mais resorts, e até a construção de um hotel subaquático, para que nenhum espaço em terra, mar ou ar fique livre do desenvolvimento de Dubai. No entanto, todo esse luxo tem um preço. Os hotéis de Dubai já foram abusivos, mas hoje os preços são comparáveis aos europeus. Dito isto, seu dinheiro aqui tem seu valor. Um quarto num dos hotéis de rede costuma ser muito superior ao equivalente em Londres ou em Nova York.

A concorrência acaba resultando em descontos, a não ser que você venha durante um evento grande, como a Dubai World Cup. Para conseguir preços melhores, acesse os sites dos hotéis porque, às vezes, eles dão descontos de até 50%, especialmente durante o Ramadã e os meses mais quentes do verão (junho a agosto).

Os empreendimentos mais interessantes neste setor são as redes econômicas, que estão chegando à cidade. No passado, quem procurava preços mais baixos era obrigado a ficar em bairros mais insalubres, como Deira ou Bur Dubai; agora, com a abertura do Arabian Park Hotel e a promessa de redes como easyHotel, Holiday Inn e Centro (da Rotana), que devem chegar em 2008, o segmento de hospedagem está ganhando pelo menos algumas opções mais acessíveis.


Burj al Arab

Acesso pela Jumeirah Beach Road, Umm Suqeim (301 7777/www.burj-al-arab.com). Preço a partir de Dhs3.850 suíte. Cc AmEx, MC, V. Babá. Bares. Salão de beleza. Business services. Concierge. Internet (dataport). Academia. Limusine. Frigobar. Quarto nãofumante. Estacionamento. Piscina. Restaurantes. Spa.
O hotel mais famoso de Dubai é mais extravagante e escandaloso do que se possa imaginar. O hotel mais alto do mundo na ocasião da inauguração, em 1999, o Burj Al Arab concedeu a si mesmo duas estrelas a mais do que o ranking oficial permite, e assistiu de camarote à disparada das reportagens na imprensa, das reservas e dos preços. O edifício – cuja estrutura em forma de vela lembra as embarcações mercantis locais chamados dhow em homenagem à tradição de navegação da área – fica, soberbo, em sua própria ilha artificial, a cerca de 280 metros da praia, e é ligado ao continente por uma ponte levemente curva.

Este, definitivamente, não é um lugar para quem tem ideais igualitários ou aversão ao excesso de ouro. O saguão tem cascatas triunfantes e aquários que vão do chão ao teto – os funcionários precisam usar equipamento de mergulho para limpá-los. O tamanho dos quartos varia de 170 a 780 metros quadrados, e as colunas, os tetos, os painéis e as torneiras são banhados com ouro de 22 quilates.

Cuidado: dê-se ao luxo de ficar aqui e correrá o risco de não querer sair; o mundo real será um choque depois de tanta magnificência. Se não puder pagar uma diária no Burj (um quarto padrão custa Dhs3.850 por noite), mas quiser ver esta obscena extravagância com seus próprios olhos, reserve uma tarde para um chá ou um coquetel. A consumação mínima por pessoa é de Dhs250, mas o Burj é o mais próximo que Dubai tem da Torre Eiffel ou do Empire State, então vale a pena.


Le Royal Meridien

Al Sufouh Road (399 5555/www.leroyalmeridiendubai.com). Preço Dhs1.500-Dhs3.000 duplo. Cc AmEx, MC, V
Rosas são assunto sério do Le Royal Meridien. Nos quartos, há potinhos de água com pétalas para refrescar as pontas dos dedos; botões de rosa são colocados em cima das camas, e os banheiros têm mais rosas que uma floricultura no dia dos namorados. Esta pompa escancarada é típica do Le Royal Meridien, e as piscinas, os jardins e a grande faixa de areia foram esculpidos num estilo clássico atemporal. Todos os quartos são virados para o mar, espaçosos, claros e confortáveis, com varandas de onde se tem vistas para a praia ou para o Golfo. Clientes europeus se movimentam com sensualidade pelos cafés e bares classudos decorados em tons de bege, e a piscina provavelmente não vê um maiô de peça única desde a inauguração. Para esbanjar ainda mais, vá ao adorável spa Caracalla. Babá. Bares. Salão de beleza. Business services. Concierge. Jardim. Academia. Internet (dataport). Limusine. Frigobar. Quarto não-fumante. Estacionamento. Piscinas. Restaurantes. Room service (24h). Spa. Telefone. Turndown. TV (satélite).


One&Only Royal Mirage

Al Sufouh Road(3999 999/www.oneandonlyresorts.com). Preço Dhs1.750-Dhs2.400 duplo. Cc AmEx, MC, V
Com estilo de forte árabe, o Royal Mirage ainda é o resort mais romântico de Dubai, apesar da concorrência acirrada com o Madinat Jumeirah. É composto de três hotéis: o Palace, o Arabian Court e o Residence, cada um mais confortável e caro que o outro. Enquanto muitos dos símbolos de Dubai devem seu sucesso ao choque e à surpresa que causam, o Royal Mirage apresenta uma ilusão de tempos passados com uma bem-vinda sutileza. A arquitetura simples e baixa do complexo abriga interiores suntuosos, com tecidos ricos e madeira entalhada. Lanternas de ferro lançam luzes em forma geométrica sobre as paredes cor de areia, e os blocos de quartos são entremeados por arcos mouriscos e jardins verdejantes. Adicione-se a isso o uso contido de dourado e tons quentes, e o cenário está montado para um refúgio totalmente romântico. O hotel fica ainda mais lindo à noite, quando casais saem para dar calmos passeios na área além da piscina e na praia antes de encerrar a noite no Roof Top (ver pág.136) para tomar uns drinques. Os quartos de luxo são de bom tamanho e recheados de maravilhosos mimos, de chinelos sob a cama até toalha de rosto artisticamente dobrada na forma de um cisne. Cada centímetro do Royal Mirage parece destinado a fazê-lo se sentir bem; nós adoraríamos ficar aqui para sempre (se o orçamento permitisse, claro). Babá. Bares. Salão de beleza. Business services. Jardim. Academia. Internet (dataport). Limusine. Frigobar. Quarto não-fumante. Estacionamento. Piscinas. Restaurantes. Room service (24h). Spa. Telefone. Turndown. TV (satélite).


Ritz-Carlton Dubai

Al Sufouh Road (399 4000/www.ritzcarlton.com). Preço Dhs2.150-Dhs3.500 duplo. Cc AmEx, MC, V
O hotel mais clássico de Dubai, o Ritz-Carlton é imaculadamente composto por um grandioso saguão de mármore e janelas gigantes, que oferecem vistas ininterruptas para as areias brancas e para a baía. Tradicional demais para quem gosta do estilo árabe chique, o hotel é puro luxo europeu formal. A sala de chá, toda em madeira, é um ponto de encontro sofisticado, enquanto o terraço é adorável ao pôr-do-sol. Há uma piscina reclusa só para adultos, que oferece paz para os casais – e mesmo a piscina para famílias é grande e tranqüila. A maior parte dos quartos, todos com tamanhos generosos, tem vista para o mar e é dotada de varandas e móveis suntuosos e leves; os banheiros também são muito confortáveis, com boxes grandes e de vidro e banheiras profundas. Para uma estada relaxante e com um pouco do charme do Velho Mundo, o Ritz é ideal. Não deixe de aproveitar o chá da tarde e conferir o spa da casa, que oferece tratamentos inspirados na Ásia e na Arábia. Babá. Bares. Salão de beleza. Business services. Concierge. Jardim. Academia. Internet (dataport). Limusine. Frigobar. Quarto não-fumante. Estacionamento. Piscinas. Restaurantes. Room service (24h). Spa. Telefone. Turndown. TV (satélite).

Dubai Youth Hostel

Ousais Road, perto do Al Mulla Plaza (298 8161/www.uaeyha.com). Preço Dhs170-Dhs200 duplo. Cc AmEx, MC, V
Mais uma casa chique do que um albergue, o Dubai Youth Hostel é merecidamente muito popular. Os dormitórios são rodeados por árvores, e há quartos tamanho família para quem viaja com crianças. Uma nova ala possui quartos de solteiro e duplos. As instalações são acima da média para um albergue – uma piscina e uma academia ficam ao lado de uma jacuzzi, um spa, uma sauna e uma quadra de tênis. Mas lembre-se de que o Dubai Youth Hostel fica um pouco distante do movimento, e o dinheiro economizado na hospedagem pode ser gasto em corridas de táxi. Tente reservar com bastante antecedência. Se você for sócio de albergues da juventude, conseguirá um bom desconto. Academia. Arrumadeira. Lavandeira. Restaurante. Piscina. Telefone. TV.


Al Mamzar Apartments

Limite de Sharjah (297 2921). Preço Dhs250-Dhs500 duplo. Cc AmEx, MC, V
Este complexo abriga apartamentos modestos, mas completamente mobiliados, além de uma piscina e uma academia que podem ser usadas mediante uma taxa extra. Apesar de um pouco longe do centro da cidade, ele fica num lugar de fácil acesso à praia de Al Mamzar; diferentemente das águas tranqüilas de Jumeirah, as ondas desta praia são perfeitas para o surfe e recebe bem menos turistas. Ar-condicionado. Academia. Arrumadeira. Room service (24h). Piscina. Telefone. TV.


Nihal Hotel

Perto da rotatória Clock Tower (295 7666/ http://www.nihalhoteldubai.ae). Preço Dhs400-Dhs750 duplo. Cc MC, V
Este hotel três estrelas em forma de cubo fica bem no centro de Deira, o que o torna uma boa opção para ir às compras e conhecer os pontos históricos de Dubai. Não é o hotel mais bonito, mas, a estes preços, não se pode reclamar dele. Embora os quartos sejam básicos e os banheiros nada luxuosos, eles são relativamente limpos e confortáveis e têm mais personalidade que os demais nesta faixa de preço (mas, repare bem as capas de plástico na cabeceira das camas). A piscina é pequena e num formato estranho – nem pense em dar longas braçadas –, mas pelo menos existe, cercada de cadeiras de sol um pouco envelhecidas. Se você quiser nadar e tomar sol, aproveite o transporte para o parque Al Mamzar – muito provavelmente a melhor praia pública de Dubai. para praia e shopping ceTransporte de/para aeroporto. Jacuzzi. Lavanderia. Frigobar. Quarto não-fumante. Estacionamento. Piscina. Restaurantes. Room service (24h). Transportenters. Telefone. TV.


Jumeirah Bab Al Shams Desert Resort & Spa

(832 6699/www.jumeirahbabalshams.com). Preço a partir de Dhs1.800/ noite, quarto duplo
Uma alternativa mais barata, mas menos personalizada que o Al Maha, o Bab Al Shams é um hotel de luxo entre as dunas. Este conjunto de edifícios baixos feitos com arenito falso é recheado de corredores escondidos e escadarias secretas; os quartos dão para a areia, e uma piscina, um spa e quatro restaurantes suprem as necessidades dos hóspedes. A lista de atividades não é tão extensa e gira em torno de excursões ao deserto, mas há um centro infantil bem-equipado, que deve entreter seus filhos. À noite, prove um narguilé no bar Al Sarab ou experimente o restaurante Al Hadheerah, que oferece um cenário de desenho da Disney, com dança do ventre, música folclórica e narguilés potentes.


Grand Hyatt Dubai

Al Qataiyat Road (317 1234/ http://dubai.grand.hyatt.com). Preço Dhs1.200-Dhs1.980 duplo. Cc AmEx, MC, V
Com 674 quartos, o Grand Hyatt é um exemplo de pompa hoteleira. Possui uma pista de corrida, três piscinas abertas, quatro quadras de tênis, um spa, 14 restaurantes e bares e uma floresta tropical coberta por velas de navios árabes. Os quartos são decorados com toques árabes contemporâneos e os banheiros são pequenos, embora o chuveiro de hidromassagem e a banheira gigante – onde poderiam muito bem caber até três pessoas mais o animal de estimação da família – minem qualquer crítica em relação a tamanho. O projeto arquitetônico separa a área de lazer da de trabalho, com lounges e espaços executivos separados para que quem vem a trabalho não tenha de aturar a criançada brincando. Grande, audacioso e bonito. Babá. Bares. Salão de beleza. Business services. Concierge. Academia. Internet (dataport). Limusine. Frigobar. Quarto não-fumante. Estacionamento. Piscinas. Restaurantes. Room service (24h). Telefone. Turndown. TV (satélite).

Escrito por Time Out Viagem editors
Tags: 
 
 

© 2011 - 2014 Time Out Group Ltd. All rights reserved. All material on this site is © Time Out.