Time Out Viagem

Divirta-se

Gente 24 horas em festa – os nova-iorquinos adoram celebrar

Conhecida como a cidade que não dorme, seria mais apropriado dizer que New York é uma cidade que não para nem para sentar. Não importa o dia da semana ou a época do ano, há sempre algo para se fazer aqui. O que segue é apenas uma amostra da variedade de eventos anuais e sazonais, feiras, paradas e festivais acontecendo nos cinco distritos.


St Patrick’s Day Parade

Fifth Avenue, da 44th à 86th Streets (saintpatricksdayparade.com). Data 17 mar
Esta imensa parada é uma das tradições anuais mais antigas de NY – data de 1762. Se você tem coragem de enfrentar multidões e um tempo horrível, verá milhares de foliões vestidos de verde exibindo-se ao som de gaitas de fole. A celebração continua até altas horas com um enxame de foliões bebendo cerveja pelos bares irlandeses da cidade.


Easter Parade

5th Avenue, da 49th à 57th Streets (1-212 484 1222 ). Metrô E, V até 5th Avenue-53rd Street. Data domingo de páscoa
Parada é nome impróprio para o festival da arte criativa de chapéus. Começa às 11h do Domingo de Páscoa. A Fifth Avenue – sem carros – vira um passeio para a multidão enfeitada, desfilando e exibindo chapéus extravagantes. Chegue cedo e pegue seu lugar perto da St. Patrick Cathedral na 50th Street. Após a parada, vá para à Tavern do The Green (Central Park West, 67th Street) para o concurso do Chapeleiro Maluco da Páscoa, onde verá mais chapéus ainda.


Tribeca Film Festival

Várias salas em Tribeca (1-212 941 2400/ tribecafilm.com). Metrô A, C, 1, 2,3 até Chambers St. Data abr.
Organizado pelo morador local Robert De Niro, o festival vem embalado com centenas de projeções de filmes independentes e internacionais; mais de 300 mil cinéfilos vêm ao evento.


Museum Mile Festival

Fifth Avenue, da 82nd à 105th Streets (1-212 606 2296/ museummilefestival.org). Data Segunda 3ª jun
Um dia por ano, nove dos maiores museus de NY abrem suas portas (sem cobrar nada) para o público. Você pode assistir a música ao vivo, artistas de rua e outros eventos artísticos, na Fifth Avenue.


Gay e Lesbian Pride March

From Fifth Avenue, com 52nd Street até Christopher Street (1-212 807 7433/ gaycenter.org/pride). Data jun
O centro de Manhattan torna-se um mar de bandeiras do arco-íris enquanto gays e lésbicas do mundo todo desfilam na Fifth Avenue celebrando a revolta de Stonewall, em 1969. Após a marcha, feira de variedades na rua e dança nos píers do West Side.


Summer Restaurant Week

Vários locais (nycgo.com/restaurant-week-about). Data Fim Jun/início jul.
Duas vezes por ano, por duas semanas inteiras, alguns dos melhores restaurantes da cidade preparam cardápios especiais com três pratos a preços mais baixos para almoço e jantar. Para a lista completa dos restaurantes na promoção, visite o website. Recomenda-se fazer a reserva antecipadamente.


Met in the Parks

Vários Locais (1-212 362 6000/ metopera.org). Data jun/ago.
Durante o verão, o Metropolitan Opera encena óperas gratuitamente no Central Park e em outros parques de NY. Leve o cobertor, a cesta de piquenique (sem álcool ou garrafas de vidro) e apareça na parte da tarde para garantir um bom lugar.


Central Park Summer Stage

Rumsey Playfield, Central Park, entrada: Fifth Avenue, com 72nd Street (1-212 360 2777/ summerstage.org). Metrô 6 até 68th Street-Hunter College.
Roqueiros, orquestras sinfônicas, autores e companhias de dança ocupam o palco deste evento anual superpopular. A maior parte da programação é gratuita. Venha cedo ou prepare-se para escutar de fora dos portões (é uma boa trazer cobertores e salgadinhos). Ingresso pago somente em shows beneficentes e eventos especiais.


Macy’s Fireworks Display

East River, locais variam (1-212 494 4495 ). Data 4 jul, perto das 9h.
O show de fogos de artifício anual conhecido mundialmente é a estrela principal do Dia da Independência. A pirotecnia acontece nos barcos na margem leste do rio. Assim, procure os pontos privilegiados ao longo da FDR Drive (fechada para carros), na região do rio no Brooklin, Long Island ou em Roosevelt Island. Tenha em mente que os espectadores ficam como sardinhas em lata nos locais mais conhecidos.


New York Philharmonic - Concertos nos Parques

Várias locações (1-212 875 5709/ nyphil.org). Data jul/ago
Há mais de 40 anos, a Filarmônica de New York apresenta um variado programa de música clássica na maioria dos parques de NY.


The Nutcracker

New York State Theater, Lincoln Center, Columbus Avenue, com 63rd Street (1-212 870 5570/ nycballet.com). Metrô 1 até 66th Street-Lincoln Center. Data dez.
Executada pelo NYC Ballet, o mundo mágico das fadas, príncipes e soldados de chumbo de George Balanchine é o programa familiar ideal da estação.


Radio City Christmas Spectacular

Radio City Music Hall (rockettes.com/christmas). Data nov/início jan.
As animadíssimas Rockettes e uma cena de presépio no palco, com animais, são as atrações desta (caríssima) homenagem anual à época natalina.


Christmas Tree-Lighting Ceremony

Rockefeller Center, Fifth Avenue, entre 49th & 50th Streets (1-212 332 6868/ rockefellercenter.com). Metro: B, D, F, V to 47-50th Street- Rockefeller Center. Data Fim Nov/início Dez.
A multidão é impressionante, mesmo você conseguindo um lugar. Os felizardos poderão ver celebridades ao vivo e shows de pop stars. Mas há tempo de sobra durante a época natalina para você se maravilhar com a gigantesca e sempre verde árvore.


New Year’s Eve Ball Drop

Times Square (1-212 768 1560/ newyearseve.nyc). Metrô N, Q, R, W, 42nd Street S, 1, 2, 3, 7 até 42nd Street-Times Square. Data 31 dez.
Misture-se ao meio milhão de pessoas para ver a esfera iluminada descer em meio a confetes e animação, no Reveillon da Times Square. Prepare-se para temperaturas baixas, multidões, nenhum banheiro e seguranças atentos.


New Year’s Eve Fireworks

Naumburg Bandshell, meio do Central Park, com 72nd Street (centralparknyc.org). Metrô B, C até 72nd Street; 6 até 68th Street-Hunter College. Data 31 dez.
A queima de fogos é à meia-noite, e você ainda poderá participar de uma variedade de festas noturnas, incluindo as bailes e um concurso de fantasia. As melhores vistas são da Tavern on the Green (67th Street), do Central Park West (72th Street) e da Fifth Avenue (altura da 90th Street).


New Year’s Eve Midnight Run

Naumburg Bandshell, meio do Central Park, com 72nd Street (1-212 423 2249/ nyrrc.org). Metrô B, C até 72nd Street; 6 até 68th Street-Hunter College. Data 31 dez.
Comece o ano novo com uma corrida de 4 milhas pelo Parque. Há também desfile de máscaras, fogos, prêmios e um brinde, com bebida grátis no meio do percurso da maratona.


Poetry Reading

The Poetry Project. Data 1º jan.
Boêmios muito famosos vão ao microfone no espetáculo gratuito de poesias.


Winter Antiques Show

Seventh Regiment Armory, 643 Park Avenue, entre 66th e 67th Street (1-718 292 7392/ winterantiquesshow.com). Metrô 6 até 68th Street-Hunter College. Data meados/final jan.
Uma das mais respeitadas mostras mundiais de antigüidades reúne mais de 70 negociantes americanos e internacionais.


Winter Restaurant Week

Data Meados jan/início fev.
Outra chance de saborear culinária gourmet a preço de banana (ou quase).


Chinese New Year

Around Mott Street, Chinatown (1-212 966 0100). Metrô J, M, N, Q, R, W, Z, 6 até Canal Street. Data Início fev.
Gung hay fat choy, diz a saudação. Chinatown se agita durante as duas semanas do Ano Novo Lunar. As festas incluem a famosa exibição de fogos de artifício, a Parada do Dragão (que serpenteia para dentro e fora de vários restaurantes), shows e comida deliciosa.

Escrito por Time Out Viagem editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Suíte temática do Sofitel Guarujá Jequitimar

7 cidades próximas a SP para curtir a dois

5 destinos para quem quer relaxar